TEMPO: questão de planejamento, organização e prática!

Tema que afeta uma grande parte de profissionais em nossa sociedade, ainda mais aqueles que tem um ritmo de evolução tecnológica cada vez mais intenso e uma necessidades de consumo desenfreada.
TEMPO: questão de planejamento, organização e prática!

Este é um tema que afeta uma grande parcela de profissionais em nossa sociedade, ainda mais em uma sociedade que vive dias agitados, com um ritmo de evolução tecnológica cada vez mais intenso e uma necessidade de consumo desenfreada.  O assunto é tão sério, que ao fazer algumas buscas no Google, é possível confirmar o que muitas pessoas que conheço enfrentam como consequência da “falta de tempo”, que são os mais variados problemas relacionados à saúde. E neste sentido, podemos citar, principalmente as doenças ligadas ao stress e à depressão.   

 

Quantas vezes você chega ao final do dia totalmente

esgotado e quando reflete sobre o que fez, é difícil encontrar

 alguma atividade ou tarefa que tenha sido importante?

 

Se levarmos isso para dentro do ambiente de trabalho, teremos como consequência colaboradores frustrados, desmotivados e ineficientes. Estudos sobre como as pessoas lidam com o seu tempo, mostram que menos de 10% da população efetivamente planeja seu tempo, e isso impacta na perda de rendimento e na não absorção de novos conhecimentos.   

 

Ao final de todo dia, zeramos o nosso saldo diário

de 24 horas, ou 1.440 minutos ou 86.400 segundos,

que estava guardado no nosso cofre tempo!

 

A falta de planejamento das atividades diárias faz com o tempo do relógio parece que anda em um ritmo diferente do tempo humano. Se estamos atrasados, a sensação é de que o tempo anda numa velocidade astronômica e se estamos fazendo algo não atrativo, parece que dura uma eternidade. Um exemplo é quando você assiste um filme que é empolgante, que emociona, que mexe com o seu sentimento; o filme pode durar três horas e parece que passou tão rápido! Agora se o filme que você está assistindo é chato, entediante, parece que não vai acabar nunca, chega a provocar sono.  Outro exemplo é um jogo de futebol, onde a sensação de quem torce pelo time que está perdendo é de que o tempo passa mais rápido do que para quem torce para o time que está ganhando.

 

Você já pensou que todas as pessoas tem as mesmas 24 horas

à disposição todos os dias? Onde está então a diferença

entre quem tem e quem não tem tempo?

 

Como podemos então otimizar o nosso tempo e conquistar melhores resultados e uma melhor qualidade de vida? Não há uma fórmula mágica para administrar o nosso tempo, até mesmo porque não é possível gerenciar o tempo, mas cada um pode gerenciar o que faz com o tempo que tem, e para isso há técnicas que podem ser utilizadas para proporcionar uma estabilidade na sua vida diária, e vamos abordar um pouco sobre.

 

Procrastinação, perfeccionismo, medo de mudanças,

medo do fracasso, ser workaholic e até mesmo o medo

do sucesso são fatores que limitam a otimização do tempo.

 

É essencial haver um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida no trabalho e para tanto é necessário que cada pessoa tenha o seu autoconhecimento como ponto de partida. É conhecendo a si mesmo que é possível identificar onde estão os meus pontos a serem melhorados ou até mesmo eliminados. Exemplo disso é acordar de manhã e não saber o que irá fazer durante aquele dia. Se isso acontece, é preciso começar a identificar quais são as minhas rotinas e as minhas prioridades, pois só assim consigo efetivamente melhorar.

 

Eu gostaria de ter mais tempo!

Será que alguém vai administrar o seu tempo

para conseguir tempo para fazer coisas de que não gosta?

 

Na nossa vida, é comum a presença de fatores que tomam ou roubam o nosso tempo, o que chamamos de “Ladrões de tempo”,  entre os quais podemos citar: reuniões longas e sem foco, navegar em redes sociais por navegar, excesso de informações, excesso de papel, desorganização pessoal, tarefas incompletas que precisam ser refeitas, falta de disciplina e foco, e por aí vai. A lista é enorme, mas o importante é identificar quais são os ladrões do meu tempo, para assim começar a planejar e organizar melhor a minha vida diária. É preciso lembrar que não somos donos de todo o nosso tempo, uma vez que algumas tarefas nos são impostas e por isso a importância do planejamento.  

 

Muitos sacrificam os melhores anos de suas vidas acreditando  

descobrirem uma felicidade mágica na aposentadoria.

 

É preciso ficar claro que não é preciso muito tempo para resolver todo e qualquer problema. O que dá mais resultado é fazer justamente o que não se gosta, aquilo que nos força a sair da zona de conforto. O ser humano não encontra tempo para fazer o que gera dinheiro por medo de ser rejeitado. E é aí que estão as grandes oportunidades profissionais. Identificados os pontos que tomam o nosso tempo, parte-se para a busca de alguns questionamentos que devem ser feitos para encontrar as respostas que facilitem a elaboração de um plano para traçar as mudanças na sua vida.

 

1-O que estou fazendo que não precisa ser feito?

2-O que estou fazendo que pode ser feito por outra pessoa?

3-O que estou fazendo que só eu posso fazer?

4-O que eu deveria fazer que não estou fazendo?

 

Após isso comece traçando suas metas e objetivos para melhorar sua administração do tempo, lembrando que para chegar até aqui, você deve ter parado para se autoconhecer. Faça uma lista de tarefas, faça a junção de tarefas similares em blocos ou ações, descubra o que te motiva, evite deixar ao acaso, priorize as tarefas importantes (que dão resultado), determine prazos para si mesmo, faça logo e tire da frente, faça certo e faça uma vez só e durma o tempo que seu corpo pede. Lembrando que é fundamental utilizar algum ferramental como agenda ou aplicativo para as anotações e controles de suas tarefas diárias, semanais e mensais. Não confie jamais só na sua memória, até mesmo pelo fato de que ela deve estar ocupada com coisas mais importantes.

 

O nosso tempo é limitado, mas escolher o que

fazer com ele é uma estrada de oportunidades.

 

Aqui abordamos algumas questões importante para que você possa começar a ter um melhor proveito do seu tempo e por consequência uma melhora significativa nos resultados para a sua vida. Tenha sempre em mente que mesmo planejando o tempo da melhor maneira dentro da sua realidade, imprevistos sempre podem acontecer, mas são mais facilmente geridos se você estiver realmente aplicando o que foi aqui apresentado. Cuide do seu tempo como sendo o grande tesouro da vida, pois é ele que propicia a oportunidade de enfrentar os obstáculos da vida e seguir em frente com vitórias e conquistas antes inimagináveis.  

 

 

 

Wilson L. Kunze

Publicado por: Wilson L. Kunze
Sócio na Certus Planejamento e na Startup KNZ Sistemas, Empreendedor, Administrador, Consultor Empresarial e de Seguros, Prof. e apaixonado por temas ligados à educação, tecnologia e empreendedorismo.