Cultive seu Jardim Interior

Parece que a pressão da atmosfera do mundo exterior tem se tornado cada vez maior, como se a gravidade estivesse engolindo dia após dia quem nós somos. Já se sentiu assim?
Cultive seu Jardim Interior

Imagem da internet

Malidoma Somé, um escritor africano não poderia ter dito melhor: "O barulho do mundo exterior emudece o mundo interior".

Estamos vivendo em um mundo muito dinâmico, muito rápido e devorador. Estamos acostumados a chamar esse mundo de VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Essa semana fui bombardeado por mais um sigla para definir esse mundo: BANI (Frágil, Ansioso, Não Linear, Imcompreensível). As siglas estão ficando cada vez mais densas e indicando um mundo exterior cada vez mais atordoante. Por isso a importância de cultivarmos nossa saúde mental, cultivarmos nosso jardim interior, criar raízes nele, para quando as tempestades do mundo exterior passarem não acabarem com nossas flores.

Precisamos ser intencionais em relação a quem nós somos, o que estamos fazendo aqui. A famosa frase do grande filósofo Zeca Pagodinho, "deixa a vida me levar" pode significar que sua vida vai ser levada não por você, mas pelas forças cada vez mais fortes do mundo exterior. Vamos nos deixar levar pela pressão da atmosfera e acabar sendo engolidos por ela.

Para isso não acontecer, cultive o seu jardim interior. Nade contra a maré das redes sociais, nade contra a maré da televisão, da Netflix e pense intencionalmente sobre aquilo que te faz diferente.

Existem algumas maneira de você fazer isso, e aqui vão algumas dicas:

1- Medite, ore, tenha um tempo para ficar quieto(a). Nada melhor do que ser lembrado que você não é simplesmente uma engrenagem que precisa gerar lucro o tempo todo.

2- Faça algo que nunca fez antes. Desafie-se, seja um eterno aprendiz. 

3- Faça algo bom por alguém que precisa. Quando encontramos algo que vai além de nós mesmos, encontramos propósito.

Para exemplificar esse último ponto, termino com uma nota pessoal de um autor desconhecido:

"Qual o meu propósito de vida?" Eu perguntei ao vazio.

"E se eu te dissesse que você cumpriu seu propósito quando tirou uma hora extra para conversa com aquela criança sobre a vida dela?" respondeu o vazio.

"Ou quando você pagou o restaurante daquele jovem casal? Ou quando salvou aquele cachorro na rua? Ou quando amarrou os sapatos do seu pai?"

"Seu problema é que você relaciona seu propósito com um alvo a ser atingido. O Universo não está interessado nas suas conquistas, e sim, no seu coração. Quando você decide agir com bondade, compaixão e amor, você já se alinhou ao seu propósito."

Que seu jardim seja lindo e cheio de flores. Que ele exale um bom perfume agradável a quem por ali passar.

Quer mais conteúdo como esse? Segue a gente aqui no Linkedin: Ruka Education

Publicado por: Samuel Pirondi
Co-Fundador Ruka Education