Internet das coisas no setor de transporte público

Esse artigo faz uma apresentação do conceito de Internet das Coisas associado a mobilidade, esclarecendo as necessidades e benefícios
Internet das coisas no setor de transporte público

Imagens da internet

1. RESUMO

            Esse artigo faz uma apresentação do conceito de Internet das Coisas associado a mobilidade, esclarecendo as necessidades  e benefícios.

2. INTRODUÇÃO

Podemos definir a Internet das coisas como uma rede de objetos por meio de sensores e outros dispositivos incorporados que coletam e transmitem dados sobre atividades do mundo real.
            A aplicabilidade da IoT, no segmento de transporte faz surgir o conceito da mobilidade inteligente. Cujo objetivo é tornar o transporte mais conectado, mais eficiente e mais flexível.

3. DESENVOLVIMENTO

O crescimento nos ambientes urbanos atuais, desde transporte de massa e serviços de compartilhamento de carros e bicicletas a carros particulares e veículos comerciais. No seu conjunto, a mobilidade inteligente ajuda as pessoas e os bens a se movimentarem de maneira mais eficaz e eficiente, para que todos tenham uma melhor experiência do dia a dia.
            A combinação e extração dos dados fornecidos pelos dispositivos IoT, possibilitam que as autoridades de trânsito, possam obter conhecimento e tomar decisões a fim de:

  • Melhorar a experiência do passageiro com um transporte mais confiável, melhores serviços ao cliente e comunicações mais precisas.
  • Aumentar a segurança, conhecendo melhor as operações do sistema de trânsito através de sensores que rastreiam tudo, desde anomalias na velocidade dos trens, temperatura nas rodovias, condições dos componentes de uma aeronave, até o número de veículos aguardando em um cruzamento.
  • Reduzir o congestionamento e o uso de energia, usando dados em tempo real para melhorar a forma como os oficiais encaminham recursos para atender à ocorrência, com agilidade para reagir rapidamente às mudanças no tráfego ou para abordar o impacto do trânsito no uso de combustível, no ambiente e na competitividade económica regional.
  • Melhorar o desempenho operacional, monitorando proativamente a infraestrutura mais crítica e criando processos mais eficientes para reduzir custos operacionais e melhorar a capacidade do sistema.
  • Transportes coletivos mais eficientes e baratos, que utilizam redes de sensores, câmeras digitais e sistemas de comunicação para aumentar a capacidade do sistema e melhorar a segurança e conforto do passageiro, enquanto diminuem custos e riscos.
  • Sinalização rodoviária dinâmica para sistemas de transporte inteligentes, que exibem o status das rodovias em tempo real, taxas de pedágio, fechamento de pistas e tempo de viagem, transmitidos automaticamente a partir de sensores e câmeras.
  • Veículos autônomos, capazes de detectar o ambiente, prever comportamentos, comunicar-se com outros veículos e seus arredores e reagir instantaneamente aos cenários rodoviários reais.
  • Soluções de vigilância por vídeo, com câmeras de circuito fechado de alta resolução para proteger aeroportos e estações de trem, incluindo monitoramento contínuo dos pontos de controle de passaporte e movimento de pessoas e multidões. Softwares inteligentes de análise de vídeo automatizam a detecção de comportamento suspeito e bagagem abandonada.

3. MOBILIDADE INTELIGENTE

            A mobilidade inteligente, pode adquirir seu ponto de inflexão no momento que haver dados suficientes para tomadas de decisões efetivas. Isso quando a quantidade e qualidade das informações capturadas, tenham volume de informação suficiente para optar pela escolha de alternativas de respostas.
            A partir da presença massiva de veículos autônomos, o volume de dados crescerá de modo contínuo, gerando uma melhor performance na capacidade de gestão e controle, tornando mais seguro e efetivo os deslocamentos, assim como também potencializar e otimizar o transporte de cargas para horários de baixo tráfego.Com o equilibrio da demanda de viagens, significando a distribuição de rotas e efetivar os deslocamentos em horários adequados.
            A aplicabilidade do conceito de mobilidade inteligente, inclui também a interatividade entre diversos modais. Isso, pode ser resumido em atribuições de prioridade de passagem a veículos em  situação de emergência, quanto para caminhões com associação ao transporte naval, que depende de um horário de partida, portanto o embarque antecipado dos containers.

4. TRANSPORTE EM MASSA

            O principal problema encontrado nas cidades se refere ao transporte coletivo, que tem como objetivo efetivar os deslocamentos das massivo de pessoas na malha urbana. Esse tipo de transporte pode incluir a necessidade de interligação com outros modais tais como: ônibus, trens e metrôs.
            Efetivamente, esse sistema de transporte com interconexões entre meios distintos de transporte,traz o desafio de congruência e sincronicidade.Ou seja, a necessidade de horários de partida e chegadas estabelecidos, de modo que haja a possibilidade no mínimo de espera ou intervalo para os passageiros.
            A eficácia desse sistema, pode ser atingida quando houver informações suficientes para ajustes e decisões sobre  retirada ou adição da capacidade de transporte em função da disponibilidade de acordo com demanda presente.
            Por fim, isso pode ser alcançado com implementação gradual de elementos sensores, ou dispositivos pessoais (smartphones, relógios inteligentes) capaz de indicar a localização e demanda individual do passageiro, podendo assim, de modo conjunto o efetivo gerenciamento da multidão.
5. SUGESTÃO DE SOLUÇÃO ALCANÇÁVEL

            A maior dificuldade do sistema de transporte urbano é coletar e entregar os passageiros ao seu destino final. Esse problema tem como característica a grande diversidade de deslocamentos, necessitando ao passageiro a frequente baldeação entre meios de transporte, para muitas das vezes chegar próximo ao destino desejado.
            Sugere, para o sistema de transporte rodoviário a combinação de uma solução tecnológica que permita computar antecipadamente a melhor rota, que se adeque a maior quantidade de passageiros com a finalidade de efetuar um trajeto que efetue a coleta e distribuição dos passageiros de modo síncrono com demais veículos, possibilitando assim aumento da eficiência através do compartilhamento e combinação de trajetos (veículos distintos), de maneira que passageiro saiba antecipadamente os pontos de baldeação e identificação do próximo veículo a embarcar.
            Assim, através do agendamento antecipado dos pontos de embarque e destino, um sistema computacional pode orientar o condutor em tempo-real na execução da rota necessária para atender a demanda. Ou seja, com uso dos recursos de smartphone associado a um aplicativo para agendar o horário, origem e destino e uma tela para motorista seguir a rota adaptada, torna-se possível aumentar a eficácia do sistema de transporte rodoviário.
            Essa solução é possível, dada a informação que alguns municípios dispõem de WIFI a bordo do transporte público, bastando assim para o usuário utilizar o aplicativo associado e por fim desenvolver  essa solução.          

6. CONCLUSÃO

            Temos que o uso efetivo das tecnologias, e sua integração com os meios de transporte e seus usuários, gera um potencial de dados e informações capazes de influenciar nas decisões e assim tornar o sistema de transporte mais eficiente  e adaptativo às diversas demandas e situações.

6. REFERÊNCIAS

Referências acessadas em 11/10/2020.

https://www.empresa1.com.br/o-que-e-iot-e-qual-a-relacao-com-o-transporte-publico/

https://www.al-enterprise.com/-/media/assets/internet/documents/iot-for-transportation-solutionbrief-ptbr.pdf

https://computerworld.com.br/sem-categoria/iot-no-transporte-como-tecnologias-revolucionam-logistica/

https://www.scielo.br/pdf/urbe/v9n2/2175-3369-urbe-2175-3369009002AO12.pdf

Publicado por: Daniel N. A. Fernandes
Técnico eletrônico, Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduado em Internet das Coisas com interesses nos temas de inovação, empreendedorismo e computação cognitiva.