Entidades discutiram sobre ações para o desenvolvimento do setor no município
O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Prudente, se reuniu nesta semana, no anfiteatro da Inova Prudente, para discutir e planejar ações para o desenvolvimento do setor no município.
O secretário de Tecnologia da Informação, e presidente do conselho, apresentou um conjunto de ações que o poder público tomou para facilitar o ambiente de negócios no município.
Dentre elas está a criação da Lei Complementar nº 269/2022, que institui em 2% o valor do ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas que exerçam atividades inerentes a serviços de informática e equivalentes, e também a automação do processo de abertura de empresas, que sendo de baixo risco, tem seu alvará disponibilizado em até 1 hora.
Futuros eventos de mobilização
No encontro também foram debatidos alguns planos para o futuro, como a articulação de eventos para fomentar o setor reunindo universidades, fundações de pesquisa, empresários e estudantes.
De acordo com o secretário, parcerias entre a Fundação Inova Prudente com a Fundação do Oeste Paulista de Inovação (FOPi) e Fundact (Fundação de Ciência, Tecnologia e Ensino), dão condições de oferecer pesquisa à comunidade.
“Queremos trazer as fundações para apresentarem suas linhas de pesquisas para os empresários de diferentes segmentos, para que o empresariado possa enxergar as oportunidades de pesquisa. Aquele conhecimento pode ser transformado em solução para uma empresa,” ressaltou Helton.
Para 2024, a proposta é articular eventos que possam reunir pesquisadores e empresários.
Participantes
Participaram do encontro os seguintes representantes:
Célia Molinari de Mattos (Secretária de Finanças);
Ana Paula Atayde Setti (Secretária de Desenvolvimento Econômico);
Helton Sapia, Caetano Bocchi Pedroso e Caroline Hengstmann (Secretaria de Tecnologia);
Simone Tomiazzi (Secretaria de Educação);
Cíntia Evangelista (Toledo);
Emerson Silas Dória (Unoeste);
Adilson Guelfi (FOPI);
Fernanda Bagli (Intepp);
Guilherme Bohac (Sociedade Civil);
Ronaldo Messias Correia (Unesp);
Wauton Zambrini (PoloIn);
Renilda Monteiro e Dione Ferrari (Fatec);
Rubens Afonso (Associação Comercial de Prudente);
Messias Meneguetti (Fundacte).
Diego Andreasi (Inova Prudente)
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente