Inova assina convênio com Fundações de Pesquisa e se prepara para iniciar projetos de Inovação Aberta

Grandes empresas começarão a ser prospectadas para tratativas de investimentos em projetos de pesquisa e inovação
Inova assina convênio com Fundações de Pesquisa e se prepara para iniciar projetos de Inovação Aberta

A Fundação Inova Prudente, a Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Ensino (Fundacte) acabam de assinar um convênio técnico-científico para regulamentar futuros projetos de Inovação Aberta a serem desenvolvidos junto à iniciativa privada.

Conhecidos por incentivar a criação ou melhoria novos produtos, serviços e processos, os programas de Inovação Aberta visam solucionar os desafios enfrentados por grandes empresas através das pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente das Universidades.

Por se tratar de um Ambientes de Inovação, a Inova Prudente ficará com a missão de estimular a articulação entre as empresas, as instituições de ensino, a pesquisa e a sociedade.  A previsão é que no próximo ano, grandes empresas do município sejam procuradas pela Inova para a viabilização de um projeto piloto.

Segundo o diretor da Inova Prudente, Diego Andreasi, o desenvolvimento de projetos de Inovação Aberta era uma demanda antiga da Fundação. "No decorrer do ano, recebemos algumas empresas que gostaríam de investir recursos para o desenvolvimento de soluções de problemas que elas estavam enfrentando. Na ocasião, o único mecanismo que tínhamos para viabilizar essa demanda era por meio da elaboração de editais específicos, que são complexos e demorados. Esse convênio agora permite que a Inova Prudente faça a intermediação entre a iniciativa privada e Universidades de uma forma muito mais rápida e simples".

Autoridades estiveram presentes na assinatura

Participaram da assinatura do Convênio o prefeito Ed Thomas, o secretário Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Helton Sapia, o diretor da Inova, Diego Andreasi, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoeste, Dr. Adílson Eduardo Guelfi, a vereadora Miriam Brandão, o presidente da Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi), Anthony Castilho, a diretora-presidente da Fundacte e docente da FCT/Unesp, Analice Brandi, o diretor-secretário da Fundacte e docente da FCT/Unesp, Messias Meneguetti, o advogado e doutor em direito econômico, Guilherme Prado, o representante e um dos diretores da Fipe, Emerson Sylas Doria, e a representante do vereador Wellington Bozo, Thaís Bravin Carmello.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente