Inova Prudente registra crescimento em arrecadação tributária onze vezes maior que o registrado em 2020

Crescimento do número de empresas e a criação da lei municipal de incentivos fiscais para empresas de software favoreceram os resultados
Inova Prudente registra crescimento em arrecadação tributária onze vezes maior que o registrado em 2020

De acordo com levantamento realizado pelo Departamento Fiscal e Tributário da Prefeitura de Presidente Prudente, a arrecadação de tributos sobre serviços (ISS) junto às empresas instaladas no Coworking da Inova Prudente registrou a soma de R$302.434,83 no fechamento de 2023.

Os valores obtidos pela atual gestão, segundo o relatório, apresentaram uma crescente acumulada onze vezes maior quando comparado a 2020, quando os valores arrecadados totalizaram R$26.559,37.

Programas de empreendedorismo e incentivos fiscais

O crescimento dos resultados se deu, justamente, pelo crescimento das empresas instaladas no Coworking e de novas empresas que chegaram, atraídas, dentre outros benefícios, pela lei de incentivos fiscais, que instituiu em 2% o valor do ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas que exerçam atividades inerentes a serviços de informática e equivalentes no município.

Idealizada pela Secretaria de Tecnologia e assinada pelo Prefeito Ed Thomas em Novembro/2021, a Lei Complementar nº 269/2022 foi responsável pela permanência de empresas de tecnologia na cidade e pelo retorno de outras que haviam transferido suas operações para outras localidades.

Números poderão dobrar no curto prazo

Ainda segundo a Inova, há espaço para alcançar números maiores ainda em 2024. “Prevemos uma expansão de receita das atuais empresas residentes, além da entrada de novas empresas no mezanino e na residência virtual, visto que há mais salas privativas disponíveis desde 2021. Até 2025, com a construção de novas salas, acreditamos que esses valores poderão até dobrar”, afirma o diretor da Inova, Diego Andreasi.

Como se tornar um residente?

Com a finalidade de credenciar pessoas físicas que queiram abrir suas empresas, e também pessoas jurídicas – já existentes – para que possam transferir sua sede fiscal e administrativa para o endereço da Inova Prudente, o edital de chamamento da Fundação pode ser acessado pelo endereço https://inovaprudente.com.br/suaempresa

As empresas interessadas podem participar apresentando em seu modelo de negócio, serviços ligados às áreas de tecnologia, inovação, ensino ou pesquisa.

Para todas as modalidades são oferecidos serviços de correspondência e recebimento de objetos, uso do espaço coletivo do coworking, identificação visual e descontos na locação dos espaços da Fundação.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente