A fim de oferecer novos conhecimentos à população, a Fundação Inova Prudente realizou na noite desta quarta-feira (20/06) o Workshop ‘Realidade Virtual’. A atividade, que atraiu 15 pessoas, foi ministrada por Gabriel Pillizari e Pedro Florêncio.
Segundo Pedro, foi passada aos presentes a parte teórica sobre como funciona a RV (Realidade Virtual), os aparelhos utilizados e as possibilidades com esta tecnologia. Já na parte prática, foi apresentado o funcionamento do motor gráfico Unit e executada uma aplicação simples, utilizando interações com objetos, fazendo a personagem se teleportar no ambiente e como exportá-la para o celular.
Pedro garantiu que mesmo quem não entendia muito sobre o assunto, agora é capaz de criar um aplicativo em RV. “Passamos o mínimo de programação, mas são linhas de código fáceis, que todos conseguem copiar e aprender. Além disso, com o motor e toda a explicação dele, a pessoa conseguirá [sozinha] estruturar algo bacana”, explicou.
Embora Pedro tenha afirmado que haverá outros workshops sobre RV, ele ressaltou que a partir deste já é possível fazer aplicações em games, na área educacional, entre outras. “Mais que isso, pode ser um diferencial no mercado de trabalho, pois a pessoa conseguirá fazer pequenas execuções em RV”, concluiu.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente