foto: Isabela Souza
Nesta quinta-feira (16/01) foi realizado na Inova Prudente a primeira edição de 2020 do “Workshop de Realidade Virtual e Aumentada”, sob a orientação do Desenvolvedor de RV/RA e de Jogos, Pedro Victor Florêncio, do Designer, Gabriel Pilizari e do Desenvolvedor de Jogos, Rafael Ferreira.
O workshop possibilitou aos participantes testar na prática as tecnologias apresentadas. Além disso, puderam conhecer mais sobre o potencial de inovação que elas possuem e como aos poucos elas estão mudando, e podem mudar ainda mais, vários aspectos da nossa sociedade.
A Realidade Virtual e Aumentada vem se tornando um meio promissor e com diversas possibilidades de atuação. Segundo o desenvolvedor, Pedro Florêncio, somente na área de entretenimento, a Steam (plataforma de jogos para PC) já conta com mais de 1 milhão de usuários ativos utilizando RV. Ele acredita que essa é uma tecnologia imersiva que já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. “A tecnologia avançou e ficou mais barata nos últimos anos, o que gerou um crescimento muito alto no seu uso”.
Essa tecnologia, desde que lançou o primeiro protótipo em 2015, veio para movimentar não só o mercado de jogos, mas também de setores como o da economia, modificando as indústrias tradicionais com soluções inovadoras e introduzindo novas experiências de consumo à população.
Sobre o futuro, Pedro é suscinto “só tendem a crescer e ficar ainda mais popular, possuem um futuro promissor e com muita coisa para ser feita ainda. Inovar é a palavra-chave quando se trada do uso delas”.
Se você não conseguiu participar da primeira edição do workshop é a sua chance de se inscrever na próxima que acontece na quinta-feira (23).
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente