Workshop de aceleração continua processo de entrevistas e conceitua matriz de afinidades

Workshop de aceleração continua processo de entrevistas e conceitua matriz de afinidades
Workshop de aceleração continua processo de entrevistas e conceitua matriz de afinidades

Aberto para discussões a respeito de dúvidas e também dos resultados obtidos foram destaques, nesta segunda-feira (04/05), parte 2 do Workshop de aceleração “Validação de Problemas”, ministrado pelo Head de Comunidades da Darwin Startups, João Marinelli.

No último encontro, foi apresentado aos empreendedores do edital, os três pilares da validação de um problema, sendo eles: segmentos de clientes, canais de entrevistas e as entrevistas. E também a hipótese do problema, que é início de tudo. João ressaltou que, é importante estar ciente desses pilares, pois é partir deles o entendimento de quando pivotar.

Os participantes tiveram uma atividade prática, no decorrer do workshop, onde definiram: “Qual é a hipótese de problema que você vai validar?”; “Qual o segmento de cliente você vai entrevistar?”; “Quais as perguntas eu faço/poderia fazer para saber se ele está tirando dinheiro do bolso para resolver aquele problema?”; “Quais perguntas eu faço/poderia fazer hoje para saber quais soluções eles estão usando para resolver isso?”. 

Esse foi o ponto de partida para que os empreendedores compreendessem o roteiro e a fase de entrevistas com suas respectivas personas. O Head de Comunidades, explicou que, antes de entrar em um roteiro, é necessário entender o objetivo dessa entrevista. “O que você busca ao fazer a sua entrevista de validação de problema? Nós precisamos entender quais são os problemas que o seu cliente já está pagando para resolver”, enfatizou. 

Durante a análise das respostas obtidas com as personas, Marinelli ainda esclareceu o conceito de “Matriz de Afinidades”, que vai auxiliar os participantes na pós entrevistas. As respostas serão divididas dois segmentos para entender os padrões, sendo separadas nas categorias “problemas” e “ações” de cada entrevista.  “O bacana dessas entrevistas é que independente do estágio que a gente esteja, conseguimos enxergar uma possível mudança”, comentou um dos acelerados.

Para finalizar, João Marinelli comentou sobre o brainstorming de soluções. Para começar a pensar nas soluções é necessário escrever às três principais deficiências da empresa. “Vocês vão tirar das entrevistas e aí sim, pensar na solução que será fazendo uma lista com 20 formas de solucionar esse problema. É uma ferramenta que te ajuda aumentar possibilidades”.

Na quarta (06), será o último dia do workshop “validação de problemas” em parceria com a Darwin Startups. Os empreendedores terão um espaço para tirar dúvidas e passar por mentoria.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente