Tecnologia permite que casas sejam impressas em até 24 horas
Você já ouviu falar em impressão 3D? Na Fundação Inova Prudente o assunto já foi abordado algumas vezes e sempre atrai interessados ou até mesmo curiosos. Na noite dessa quinta-feira (05/04) não foi diferente. Cerca de 30 pessoas estiveram na Inova para ouvir o engenheiro e técnico mecânico de Bauru, João Gabriel, explanar sobre essa tecnologia.
Segundo ele, foram proferidas algumas dicas para quem ainda não conhece a impressão 3D e até mesmo para aqueles que já conhecem e não conseguiram imprimir um material com qualidade. “Dicas de como fazer a calibragem, deixar com a medida correta para fazer pequenas montagens e os projetos ficarem adequados conforme o desenho no computador”, explicou, acrescentando que não são tarefas difíceis, mas que demandam tempo até que a pessoa adquira experiência necessária.
Durante o workshop, João Gabriel falou sobre algumas curiosidades da impressão 3D. Conforme ele, hoje impressoras gigantes imprimem uma casa em torno de 24 horas, deixando apenas a parte de acabamento para ser feita manualmente, bem como carros inteiros.
“A impressão 3D é uma tecnologia nova que vem para ficar e que pode ajudar em muito. Supomos que tenho um aparelho antigo que não há mais peças para vender. Caso a pessoa tenha conhecimento em desenho ou similar, pode desenhar a peça que estava quebrada, imprimi-la e colocá-la no aparelho, fazendo funcionar novamente”, detalhou.
Dessa forma, ele afirmou que acredita que futuramente as empresas usem ainda mais esse tipo de tecnologia para agregar aos seus produtos. “Não vão precisar ter assistência técnica, estoque abarrotado de peças, enfim. Poderão simplesmente enviar o arquivo ao cliente, ele mesmo poderá imprimir e colocar no equipamento. É uma tecnologia que veio para ficar e que evoluirá cada vez mais”, concluiu.
Serviço – Quer ficar por dentro de toda programação da Inova Prudente? Acesse o site inovaprudente.com.br/eventos e curta a fã page no Facebook.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente