Aconteceu nesta quarta-feira (15/07), a segunda edição do VIEW (V: Fomenta Vale, I: Inova Prudente, E: Empreenda Salto Grande e W: Walking Together), um evento online cujo objetivo é fazer com que os empreendedores que estão encontrando dificuldades em enfrentar esse período de crise possam absorver dicas, através de lives ministradas por empresários de sucesso, para que consigam prosseguir e alavancar seus negócios. (Entenda mais sobre esta iniciativa).
Desta vez, o evento foi realizado em um único dia, sendo dividido em quatro horários diferentes: às 10h, 14h, 17h e 20h. O primeiro horário foi conduzido pela articuladora do movimento “Empreenda Salto Grande”, Maria Alessandra Nascimento e contou a presença da Designer, Educadora, Google Innovator e Coordenadora do Programa EducaMídia, Mariana Ochs, para falar sobre o tema “Carreira em tempos líquidos”.
Mariana conduziu o bate-papo contando sobre sua trajetória até os dias de hoje; relatou sua grande jornada e gratificante carreira em meio às dificuldades que teve de enfrentar. A educadora também ressaltou alguns pontos que podem servir de inspiração, como por exemplo: aprender sempre, ampliando as possibilidades; entender a essência do que você realmente faz; buscar um propósito e não ter medo. E para finalizar, parabenizou a iniciativa do evento. “Redes de empreendedorismo são essenciais, eu queria parabenizar o projeto e agradecer pela oportunidade em contribuir de alguma maneira”.
A segunda live, mediada pelo diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, Bruno Carnelóss e ministrada pelo psicólogo e especialista em criatividade e desenvolvimento, Lucas Foster e a designer, Valesca Bender, teve como tema, “Economia Criativa”.
Lucas iniciou explicando que este é um conceito que reúne alguns setores produtivos baseados no capital intelectual e cultural, e que no ano passado representou 2,64% do PIB nacional, onde a criatividade é a matéria prima, capaz de gerar um valor intangível. Ainda, o especialista em criatividade e desenvolvimento e a designer, puderam esclarecer dúvidas dos participantes e indicar meios, como livros e projetos, para que pudessem se aprofundar no assunto, destacando também o quanto isso pode influenciar na observação das aptidões que já possui, para que seja capaz se inserir dentro da economia criativa ou até mesmo reconhecer que já faz parte dela.
A terceira transmissão, também mediada por Maria Alessandra, foi conduzida pelo administrador e economista, Marcio Nami, falando sobre “Inteligência Empreendedora”. Ele inicia dizendo que não existe uma receita pronta para o empreendedorismo, o que existe são alguns círculos, necessidades e desafios. Também, comentou sobre como é a divisão dos pilares do ciclo empreendedor, destacando que a parte da inteligência empreendedora passa pela habilidade de conseguir olhar as coisas por vários ângulos. E finaliza dizendo que “se tiver caminhos diferentes conseguirá obter resultados diferentes”.
A ultima live desta edição teve como tema “Ecossistemas de Inovação”, sendo mediada pelo secretário de tecnologia, Rogério Alessi e ministrada pelo professor adjunto de Medicina e coordenador da Hotmilk PUCPR Londrina, Cristiano Russo e pelo designer, líder da Tambaqui Valley de Porto Velho – RO , Alexandre Mori.
O bate-papo destacou a ideia de que é necessário ter um autoconhecimento e perceber que você não é o principal ator do ecossistema, mas que faz parte de um todo, tendo de seguir regras éticas e limites. Além do quanto a administração pública exerce grande importância no papel do desenvolvimento da sociedade.
Para os mediadores, estar realizando a segunda edição do VIEW é algo muito gratificante. Maria Alessandra agradeceu a todos os colaboradores e idealizadores do programa, por fazerem com que isso aconteça. Para Bruno Carnelóss, é sempre uma grande honra poder contar com grandes e reconhecidos empresários na realização deste evento. Já o secretário Rogério Alessi, que conduziu a ultima live do dia, afirma que “é de extrema importância ter a união destes atores para elevar discussão sobre temas tão necessários, relacionados ao empreendedorismo e inovação”.
A Inova Prudente pôde colaborar com a gestão das lives, em parceria com a Live House Streaming (empresa especializada em lives, que forneceu toda a infraestrutura tecnológica para a realização do evento) e a plataforma Busca Live (o primeiro canal digital do Brasil, voltado a lives), além da curadoria do evento, onde teve a participação direta, entendendo todos os pontos relevantes.
Se você não conseguiu acompanhar as transmissões em tempo real, elas continuam disponíveis no canal no Youtube da Inova Prudente.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente