Alunos da Casa do Aprendiz Cidadão, em visita técnica à Inova Prudente
Como forma de fomentar as boas práticas educativas nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e inovação, a Fundação Inova Prudente vem recebendo ao longo das últimas semanas diversas turmas escolares do município e região. O objetivo? Mostrar aos alunos novos diferentes ambientes de ensino.
O exemplo mais recente veio através da Casa do Aprendiz Cidadão (CAC) de Presidente Prudente, que trouxe cerca de 120 alunos para conhecer algumas das salas e programas que a Inova disponibiliza para visitação.
Os adolescentes, que têm entre 15 e 16 anos de idade, curtiram muito a visita. “Eu não conhecia a Inova Prudente. Achei muito interessante os cursos que oferecem pra gente. O que mais me chamou a atenção, foi o espaço do coworking, onde além de trabalhar, as pessoas podem vir estudar, e é de graça”, afirma Giovana Souza Nascimento, de 15 anos.
Para a educadora social da CAC, Poliana Worochen dos Santos, essa vivência social é muito positiva para os jovens. “Essa experiência em um lugar que respira tecnologia e inovação, é de extrema importância para esses jovens, que estão se preparando para o mercado de trabalho. Eles estão aprendendo sobre a indústria 4.0, e esse foi o momento de contextualizar, de experimentar, o que estão vendo na sala de aula. Os olhos deles brilharam com tanta informação”, ressalta Poliana.
Escolas da região também comparecem
Já no início da semana, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Dr. Pércio Gomes Gonzales, de Flórida Paulista, conhecer a Inova Prudente. Um grupo de 38 alunos do ensino médio visitou a Fundação juntamente com os professores Cleber Belo de Lima, Adriana Fornarollo e Margarete Tino.
De acordo com o professor Cleber, a visita uniu dois temas que estão sendo vistos em sala de aula: ambientes grafitados e jogos eletrônicos, que são disciplinas eletivas. “Optamos pela Inova Prudente porque reúne essas duas características – o grafite estampado nas paredes e a tecnologia. Todos os alunos ficaram encantados com tudo o que viram. Com certeza vamos trazer mais alunos para conhecer esse lugar, essa estrutura”, afirma Cleber.
Novidades estão sendo planejadas
Segundo o Diretor da Inova, Diego Andreasi, para o próximo ano, a visitação técnica também incluirá as novas salas que estão sendo planejadas. “A projeção é que o laboratório maker (FabLab) e o estúdio de fotografia digital sejam inaugurados no início de 2023”.
Se interessou?
A Fundação Inova Prudente está de portas abertas para receber autoridades ou comitivas de outras cidades que queiram conhecer nossos programas e infraestrtura.
Para agendar seu horário, basta acessar o site: https://inovaprudente.com.br/agende-uma-visita
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente