Tratativas para futuros Desafios de Inovação Aberta são iniciadas no município

Representantes do poder público se reuniram com diretorias de Fundações de Incentivo à Inovação para tratar sobre o tema
Tratativas para futuros Desafios de Inovação Aberta são iniciadas no município

Representantes do poder público e diretorias de Fundações de Incentivo à Inovação

Hoje pela manhã (22/07), estiveram reunidos no Coworking da Inova, representantes do Poder Público e diretores das Fundações de Fomento à Inovação da região, para discutir futuras iniciativas de fomento à programas de Inovação Aberta no município.

Com o objetivo de incentivar a criação ou melhoria novos produtos, serviços e processos, os programas de Inovação Aberta visam solucionar os desafios enfrentados pela Iniciativa Privada através das pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente das Universidades.

Por se tratar de um Ambientes de Inovação, a Inova Prudente ficará com a missão de estimular a articulação entre as empresas, as instituições de ensino, a pesquisa e a sociedade.  A previsão é que no próximo ano, grandes empresas do município sejam procuradas pela Inova para a viabilização de um projeto piloto.

Programas de Inovação Aberta

Um programa de Inovação Aberta pode ser descrito como um processo de inovação em que as organizações tornam público os seus desafios com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, além de oferecer melhores serviços, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. 

Em programas de inovação aberta, é comum que as empresas procurem ambientes de inovação, visando estreitar parcerias para testes de produtos, oferecendo além de recursos financeiros, mentorias de executivos de renome com experiência, acesso à base de clientes, investimentos, participação na startup ou incorporação da mesma.

Comitê de Inovação Aberta

Representando o poder público, estiveram presentes na reunião o Secretário de Tecnologia do município, Helton Sapia, e o Diretor da Inova Prudente, Diego Andreasi. Já às Fundações de Incentivo à Inovação foram representadas por Adilson Guelfi e Emerson Doria (Fundação Oeste Paulista de Inovação - FOPI) e Messias Meneguette Junior e Cristiane Nespoli (Fundação de Ciência, Tecnologia e Ensino – FUNDACTE). O encontro foi mediado pelo Dr. Guilherme Bohac, representando a Sociedade Civil.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente