foto: cedida
O Engenheiro Ambiental, Felipe Tsuyoshi Isaac Kurihara, vem trabalhando há mais de um ano na startup ‘Compost’, que tem como responsabilidade transformar os rastros que população deixa no planeta na forma de resíduo orgânico em legado para o meio ambiente e para a sociedade, ganhou vida.
Segundo o Manual de Orientação do Ministério do Meio Ambiente, os resíduos orgânicos são responsáveis por 50% dos resíduos urbanos gerados no Brasil. Eles devem ser reciclados por meio da compostagem, afim de criar condições ideais para que os diversos organismos decompositores presentes na natureza possam degradar e estabilizar os resíduos orgânicos em condições controladas e seguras para a saúde humana.
Com os serviços da Compost, todo resíduo orgânico gerado pelos clientes, é colocando em um recipiente própria da startup e encaminhado para a composteira, passando então por um procedimento de transformação em adubo, que dura três meses e podem ser utilizadas no cultivo de mudas, ervas medicinais, verduras e legumes em hortas parceiras. Toda essa contribuição gerou cerca de 900 kg de resíduos.
Atualmente a startup tem 35 clientes, dentre eles a Ana Luiza Granado Potinatti Alves, que adquiriu os serviços há quatro meses e está satisfeita com o trabalho que vem sendo desenvolvido. Ela conta que conheceu a startup pelas redes sociais e que já buscava por algo que fizesse diferença no mundo.
Sobre novos hábitos e conhecimentos, Ana explicou que a tomada de decisão é mais consciente. “Observo mais o que descarto, assim como policio o que consumo. Se eu tenho mais lixo orgânico significa que alimentei melhor, a mim e a minha família, naquela semana. Consigo ir com a mente mais preparada ao supermercado ou feiras, sabendo do que de fato preciso comprar e o que não fará diferença para mim, mas sim para o mundo”.
Além de ajudar o planeta com as práticas sustentáveis, os clientes também são recompensados. “No final do mês conseguem receber uma cesta com alimentos orgânicos, um relatório contendo todo o impacto que gerou para o planeta e também a gente gera uma carteirinha de descontos”, ressaltou Felipe.
A Compost conta com 11 parceiros, onde os clientes tem desconto nos seguintes estabelecimentos: Batóq Cafés Especiais & Tattoo, a Cervejaria Inprudente, Copas Café & Vinho, Duméxico, Bem Te Vista, Casita Verde, Laís Frattini - Consultora de Alimentos, Receitas e Cafés e Granel Dujour.
Desde que participou do Edital de Aceleração e Fomento da Inova Prudente, a startup vem evoluindo. Felipe afirma que “está amadurecendo dia após dia e o que mudou foi principalmente a maturidade da empresa em relação aos problemas iniciais encontrados”.
Já pensando no futuro, a expectativa para Tsuyoshi é mudar o cenário da região através da Compost. “A gente quer ser referência na questão de resíduos”.
Para quem se interessou é só entrar no site www.sejacompost.com.br ou perguntar diretamente nas mídias sociais da Compost que tudo é explicado. Feito isso um formulário de inscrição é enviado, ele também está disponível no nosso site na área dos planos para contratar os serviços.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente