foto: Juliane Rígolo
A Inova Prudente tem apoiado, fomentado e acelerado ideias e projetos de inovação. Entre eles, está a startup Stresscan - sistema inteligente de monitoramento fisiológico de plantas, desenvolvida pelo biólogo e Doutor em Agronomia Gustavo Saraiva em sua tese de doutorado pela Unoeste(Universidade do Oeste Paulista) e atualmente hospedada na Fundação.
O intuito da startup é levar tecnologia ao produtor rural através de um sistema responsável por emitir informação para fazer com que o produto seja gerado com mais qualidade e com menos recursos financeiros, ou seja, com menor gasto com água e irrigação. “Desenvolvemos um sistema para monitorar a irrigação e gastar menos, só o necessário para que o produtor possa produzir melhor, já que a irrigação é ativada conforme o monitoramento da planta”, explica Gustavo.
Ganhadora do primeiro Startup Weekend Prudente e do Prêmio Municipal de Inovação (2018) se apresentou, nesta semana no processo de “Innovation Hunt” organizado pela Spread Tecnologia, que de acordo com o agrônomo é uma empresa contratada pela Compass Minerals - Plant Nutrition. Foram analisados mais de 130 startups no estado e selecionado apenas seis, dentre elas a Stresscan.
“Estamos participando de um processo onde grandes empresas buscam startups para selecionar suas demandas específicas. Agora vamos negociar direto com a com Compass para que eles comprem ou invistam na nossa solução”, finaliza Saraiva.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente