STARTUP PRETENDE REVOLUCIONAR A CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO TECNOLOGIA

Conheça a Construa um dos dez projetos do Edital de Aceleração e Fomento da Inova Prudente
STARTUP PRETENDE REVOLUCIONAR A CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO TECNOLOGIA

foto: Isabela Souza

A Construção civil é um dos principais setores industriais do Brasil e mesmo com a crise instalada nos últimos cinco anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o segmento cresceu 2,0% no segundo trimestre deste ano de 2019.

Buscando maneira de se reinventar e mudar a cara de uma das áreas mais conservadoras do país foi onde as startups se proliferam.  Segundo a StartupBase hoje existem 12,761 Startups cadastradas, das quais 1,44% são da área da construção civil. 

Em meio a tudo isso e procurando sanar uma dificuldade que teve quando se formou, o engenheiro e o bolsista do Edital de Aceleração e Fomento, Guilherme Zago Moraes em parceria Marcos Augusto Frois, Vitor Hugo Santana da Silva Quatroque, Renan Gerotto vem desenvolvendo  o ‘Construa’.

Seguindo o novo modelo de negócio B2B2C (Business to Business to Customer) o 'Contrua' é um aplicativo que oferece apoio as decisões dos profissionais  da construção cívil em cada etapa do processo, ou seja, com essa ferramenta em mãos os construtores tem acesso a um manual de boas práticas que apresenta o passo a passo dos métodos construtivos em forma de checklist,  consegue  gerar lembretes do que é preciso executar  como tambem marcar o serviço que já executou e ao final do processo exportar um relatório mostrando assim um serviço de qualidade.

Sem nunca terem participado de um processo de aceleração, a única experiência prática e previa de Guilherme foi ao lado de Augusto em 2018 na primeira Startup Weekend com a vertical de construção - Construtech, em São Paulo. “Acabamos ficando em segundo lugar nesse processo e depois disso foi evoluindo o projeto até chegar aqui na inova”, conta o bolsista

Zago ressalta que tem sido bem proveitoso para eles participar do edital de aceleração e fomento “Toda estrutura que a inova disponibiliza, para gente é muito importante pra gente chegar onde a gente chegou hoje, pois o que tem aqui, poucas cidades do Brasil tem”.

Enquanto Frois que já empreendia neste setor da construção civil, a 'Construa' foi uma porta de entrada no mundo da tecnologia de forma geral e que através das varias ferramentas que edital da Fundação disponibiliza tem acelerado sua conexão com esse novo mundo. “Para mim isso tem sido o mais importante, porque a gente vai entendo como funciona esse mercado, como isso impacta nossos negócios, ainda mais agora com essa nova legislação de dados” pontua.

Para finalizar Zago espera ser referência em construção civil e ditar um padrão. O aplicativo já está online e para mais informações basta acessar a plataforma da Construa

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente