foto: Isabela Souza
Em tempos de crise da qual o índice é de 11.8% e a soma de 12,5 milhões de desempregos de acordo com a Agência Brasil, umas das alternativas encontradas pelos brasileiros foi a criação do próprio negocio, tanto que já são mais de 8 milhões de pessoas registradas como microempreendedoras individuas segundo o Portal do Empreendedor.
Conforme outra reportagem da Agencia Brasil, e com base nos os dados do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, demonstram que essas pequenas empresas se tornaram responsáveis pela criação de 38 mil postos formais de trabalho (com carteira assinada) no país até no mês de junho/2019.
Em processo crescente, as microempresas têm buscado ferramentas que as auxiliem no desenvolvimento de seus negócios e pensando nisso e também por ser microeenpreendedor, foi que o bolsista do edital de Aceleração e Fomento da Inova Prudente, José Valdério dos Santos, vem desenvolvendo a CockpIT - um plataforma voltada na transformação digital das pequenas empresas.
Por ter trabalhado na área de T.I o bolsista conta que identificou que muitas empresas não conseguiam alavancar os seus negócios utilizando a tecnologia, o que acabava se tornava uma complicação. “A ideia foi resolver a situação provendo uma plataforma onde pudesse se auto avaliar, diagnosticar o ponto atual, onde quer chegar e desenvolver um plano de ação”.
Criada desde 2017, a CockpIT já pivotou a ideia inicial três vezes, começou com uma plataforma de gerenciar a rede interna da empresa, depois foi para a área de gestão de T.I. e agora é focada na transformação digital. “Acho que a gente encontrou o ponto ideal para colocar no mercado”, fala J. Valdério.
Diferente de alguns colegas do edital, esse não é o primeiro processo de aceleração e fomento do idealizador da startup, ele explica que já participou do o processo de aceleração da FIESP Acelera São Paulo e atualmente somado ao da Fundação, está envolvido com o processo de incubação, da INTEPP (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente).
Santos ressalta a importância de se envolver em projetos como esses. “A gente precisa ter o feedback certo, porque o fato de eu ter uma ideia acabo me cativando nela. Quando você é incentivado a desenvolvê-la, você vai ser desafiado a confrontar se realmente é uma ideia válida, para o mercado de trabalho ou não”.
O grande intuito do projeto, mais do que apenas desenvolver o produto é ajudar as pequenas empresas a terem competitividade com o uso da tecnologia e assim ganharem o mercado. “O fato de que estamos vivendo uma era digital, só que os pequenos negócios estão sendo desafiados a vencerem as grandes empresas”, confidencia J.Valdério.
A CockpIT além do bolsista ainda conta com o desenvolvedor João André Servino e com Ricardo Almeida que é mentor e assessor na parte de gestão de tecnológica. A plataforma está passando por uma reformulação e a previsão é que, até janeiro de 2020, esteja online para todos os públicos, porem há uma versão Beta Tester que pode ser acessada em: https://conteudo.cockpitempresarial.com.br/prototipo/
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente