foto: Isabela Souza
Todos são iguais sem distinção de qualquer natureza, tem os mesmos diretos invioláveis à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade como é apresentado no artigo 5º do capitulo I dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos na Constituição do Brasil de 1988.
Porém, os números e dados mostram uma realidade bem diferente da que foi idealizada pelos constituintes. De acordo com o relatório parcial por ocasião do Dia Internacional contra a Homofobia do Grupo Gay da Bahia (GGB), de janeiro a maio de 2019 foram registrados no Brasil 141 mortes LGBT sendo 126 Homicídios 15 Suicídios.
Como parte desta população e que luta em favor de mudanças, o bolsista e colombiano Julian Eduardo Medina, psicólogo e professor, criou junto com o seu parceiro e arquiteto Derick Augusto Moraes Sanches, a startup Yumbrel - um aplicativo localizador que reúne em um só ambiente informações sobre casas de acolhimento, bares, restaurantes, hotéis, entre outros serviços e profissionais para a população LGBT, ou seja, uma plataforma que age como um assistente para essa comunidade.
Inicialmente previsto para ser um site e sem uma proposta de negócios clara, a Yumbrel surgiu a partir da dificuldade de Julian localizar espaços acolhedores à população LGBT na América do Sul para os estudos seus estudos de doutorado junto ao desenvolvimento de um projeto pessoal, voltado ao acolhimento de pessoas que são expulsas de casa por causa de sua orientação sexual em Presidente Prudente.
“Aconteceu de juntar as duas coisas mais ou menos no mesmo período. Todas as ferramentas que eu tenho como pessoa acadêmica e com a internet, não conseguia mapear espaços LGBT, porque você vai encontrar apenas boates, saunas, bares, sendo muito pouco provável encontrar casas de espaços LGBT acolhimento e outros espaços diferentes”, conta o bolsista.
Por estarem em constante evolução principalmente desde quando começaram o processo de aceleração e fomento na Inova Prudente, a nova startup foi crescendo e melhorando bastante em relação aos olhares de seus fundadores, tanto é que: “é possível que daqui para o futuro aconteça mais vezes”, ressalta Derick.
Sem nunca ter se imaginado como empreendedor, antes do Edital de Inovação da Fundação e em sua primeira experiência em um processo de aceleração e fomento, Medina aponta duas coisas importantes: a primeira é no quesito de receber informação do qual precisam, “esse processo de aceleração serviu para dar uma melhorada em coisas que nós não tínhamos escutado e que jamais, pensávamos que fosse importante”. A segunda foi na questão do limite de tempo para realizar as coisas, “antes eu já tinha feito um pouco mais de um ano de trabalho, mas quando se tem tempo limitado para estar aqui e ter que fazer os cursos, você cresce mais rápido, você força”, aponta.
Os primeiros colocados na classificação para a bolsa de R$ 1.000,00 mensais durante cinco meses, no momento o público não tem o aplicativo da Yumbrel, pois está passando por uma grande reformulação que conta com o auxílio de três desenvolvedores e de uma nova a nova tecnologia, a PWA (Progressive Web App), do Google, ou seja, tecnologia que transforma sites em aplicativos com capacidade de serem lidos por smartphones e tablets e assim abranger ainda mais as pessoas.
Assim como a startup se unirá a outras plataformas e/ou aplicativos que vem sendo desenvolvidas no Brasil como, por exemplo: o Espaço Livre, Mona Migs, Tem Local?, By Concierge, Nohs Somos entre outros, e se tornando grande aliado no combate ao preconceito e na valorização da diversidade sexual e de gênero.
Desta forma Sanches conta que o intuito é atender ao máximo de pessoas, para que consigam definitivamente ajudar a dissipar o preconceito. “Que possamos ser um suporte tanto pra quem precisa mesmo disso como anseio de vida, quanto para quem não tem a informação”.
Já Julian complementa que querem alcançar o mundo e criar um movimento, pois, “nós precisamos saber quais lugares são diversos e quais nos aceitam e apoiar esses lugares abrangentes que recebem e respeitam as diversidades homossexuais, crenças, raças”.
A plataforma de assistência está passando por uma reformulação, mas é possível acompanhar a dupla empreendedora acessando as redes sociais Instagram, Facebook e YouTube @yumbrel.app e ficar por dentro de tudo.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente