Startup busca revolucionar a educação através de plataforma e-learning

Startup busca revolucionar a educação através de plataforma e-learning
Startup busca revolucionar a educação através de plataforma e-learning

foto: Isabela Souza

A educação sempre revolucionou na forma de levar conhecimento até as pessoas, tanto que desde 1900 as universidades europeias já ofereciam cursos através de um sistema de correspondência. Uma aliada nesta evolução sempre foi à tecnologia, ou seja, já contou com apoio de slides, da televisão, de fitas cassetes, vídeos em VHS, dos antigos CD-ROMs sendo que quando iniciou em 1995 o desenvolvimento do ensino através da Web e surgindo assim as primeiras plataformas acadêmicas.

Porém somente em 1996 que surgiu o conceito de e-learning, ou seja, uma modalidade de educação através da qual se faz necessário o uso de um ambiente virtual de aprendizagem, na maioria das vezes disponibilizada através de uma plataforma que pode ser acessada por desktop, Smartphones, tablets, e outros dispositivos móveis e oferecendo assim uma alta qualidade de ensino.

De acordo com dados apresentados na revista Forbes, o mercado de E-learning nos EUA baterá a incrível marca de $325 bilhões de dólares até 2025. Assim como se espera que a América Latina alcance mais de US $ 10 bilhões.

No Brasil mesmo com a predominância do ensino clássico (presencial), nota-se que existe um investimento nesta área no desenvolvimento de plataformas educacionais nos últimos anos, que o mercado de EAD já passou da casa dos 1,5 milhões de alunos.

Neste crescente potencial e derivado de uma “dor”, foi que o professor e bolsista do Edital de Aceleração e Fomento, Álvaro Costa, com auxilio do também professor Valdecir Cahoni Rodrigues, vem desenvolvendo a startup Cubo Evoluir, uma plataforma e-learning que oferece cursos para desenvolvimento das pessoas que buscam crescer e aprimorar competências no âmbito pessoal e/ou profissional.

“Como professores universitários percebemos que os nossos alunos não estavam preparados para o mercado, não por não terem conhecimento técnico, mas o maior problema deles era conseguir as competências pessoais, as denominadas soft skills”, explica Álvaro.

O bolsista ressalta que a partir desses atributos comportamentais e por acreditarem nas técnicas e nas metodologias utilizadas no Coaching, os cursos da plataforma serão voltados para auxiliar, acompanhar e orientar o desenvolvimento pessoal dos clientes através de mediadores e atividades compostas de desafios e metas.

Em sua trajetória e antes da Inova o professor conta que já tinha participado de um Startup Weekend e também passado pela INTEPP (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente) com outras propostas semelhantes. Porém aponta que com a Cubo evoluir esse é o primeiro processo de aceleração e fomento da qual neste quesito tem achado incrível pelo fato de ser realizado por uma intuição como também ser algo extraordinário que acredita e apoia realmente a ideia de uma pessoa.

Álvaro também detalha que geralmente os projetos se iniciam pela fase embrionária, entretanto o da Cubo Evoluir começou pelo processo inverso o que fez eles acelerarem e pularem algumas etapas da quais precisam ainda desenvolver e melhorar. “Começamos com uma parte bem caseira, pois já trabalhávamos com o EAD, conhecíamos as dificuldades da parte de vídeo e edição então porque não juntamos esse conhecimento, compramos alguns recursos e monta com o que a gente tem”.

Em constante evolução e em pouco tempo a startup conseguiu desenvolver o MVP (produto viável mínimo), ou seja, a plataforma como também passar restruturação com acompanhamento da Inova, crescer e contratara um novo colaborador, o Lucas Alves de Araújo Oliveira para a área digital. “Neste intervalo de um ano conseguimos muitas coisas, então imagina até o final deste processo”, aponta Costa se referindo a bolsa auxilio de R$ 1.000,00 que receberam durante cinco meses. 

Para finalizar o professor fala que é apaixonado pela Inova. “Eu faço propaganda gratuita para os meus alunos para que eles conheçam esse lugar incrível”.

A Cubo evoluir já esta online e pode ser acessada pelo link: http://www.cuboevoluir.com.br/

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente