O
Implantado desde fevereiro no site da Fundação Inova Prudente, o “Mural de Vagas de Tecnologia”, funcionalidade que apresenta as oportunidades de trabalho na área de tecnologia de Presidente Prudente e região, vem comprovando em números o aquecimento pelo qual o mercado tecnológico vem passando. Atualmente são ofertadas mais de 40 vagas – algumas delas estão sendo oferecidas pelas empresas Cobmais e Marttech.
Para Ana Paula da Costa Fernandez, analista de recursos humanos da Cobmais, empresa de desenvolvimento de software que atua no modelo SaaS (software como serviço), a missão de atrair desenvolvedores se tornou um grande desafio.
Atualmente a empresa está com 10 vagas abertas em funções como desenvolvedores, analista devOps, coordenador de desenvolvimento de software e coordenador de operações com clientes. “O trabalho de prospecção e atração de candidatos teve início há 30 dias e até o momento algumas vagas estão previamente fechadas. Já outras continuam em andamento, na busca por talentos com perfil adequado ao nosso negócio” acrescentou Ana Paula.
Ana Paula afirmou que diante dessa situação, a empresa se deparou com a necessidade de antecipar alguns planos previstos. “Foram implantados novos benefícios, subimos a régua de salários, revisamos alguns perfis de cargos na empresa. Algumas ações estão sendo realizadas para o fortalecimento da marca, pois o objetivo é atrair e reter bons profissionais.”
Situação parecida está vivendo a Marttech, empresa especializada em desenvolvimento de software que está há 6 anos no mercado. Atualmente a empresa está com 6 vagas abertas para as funções desenvolvedores em React Native, React JS E Node JS.
A sócia-proprietária da Marttech, Marcia Cristina Rigolin de Oliveira Ferreira, comentou que durante esse tempo de existência, a Marttech priorizou a contratação de pessoas que não tivessem tanta experiência na área de tecnologia ou até mesmo que fosse o primeiro emprego. “Nós sempre tivemos a intenção de formar nossa equipe de trabalho. Por isso não exigíamos que tivessem experiência. Mas diante desse cenário, nós não temos tempo de formar esses profissionais. Então optamos por contratar uma empresa de RH (recursos humanos) pra fazer o recrutamento.”
Para o Diretor da Fundação Inova Prudente, o relato das empresas demonstra uma clara oportunidade que pode ser aproveitada tanto por jovens que estão em período de escolher uma profissão, quanto para os profissionais que estão em busca de oportunidades em outras áreas. “Tecnologia não é uma moda passageira, mas sim uma tendência. Esse perfil de profissional será cada vez mais procurado pelas empresas.”
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente