foto: Leticia Ferdinando
Aconteceu nesta manhã (10), no auditório da Fundação Inova Prudente, uma capacitação aos servidores públicos, sobre a organização e padronização no atendimento à população do município, o ‘Atende Prudente’. O preparo foi realizado por Hélio de Matos Corrêa e Léo Correia, da empresa Modernizando Cidades, que atua desde 2017, com foco em organizações públicas, em especial prefeituras.
O Atende Prudente vem de uma parceria entre a Secretaria de Tecnologia, a Secretaria de Planejamento e o Governo Municipal, que prevê um local capacitado para o atendimento rápido e padronizado à população prudentina, realizando a emissão de certidões, alvarás, licenças e entre outros processos. Com isso, a estimativa é de que haja uma redução de 40% dos protocolos, que normalmente são refeitos de maneira prescindível.
Em Presidente Prudente, a ‘Modernizando Cidades’ vem implantando esse projeto de modernização do atendimento ao cidadão, o qual vem sendo entregue em fases, como por exemplo: implantação de novo modelo de gestão de atendimento; implantação de novo modelo de tramitação de documentos; acompanhamento da construção da central de atendimento; acompanhamento das questões que envolvam Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no projeto; treinamentos e entre outros.
O secretário de planejamento, Luiz Abel Gomes Brondi, explica que o objetivo desse novo sistema é conseguir melhorar e avançar na estrutura de atendimento ao munícipe, onde os funcionários possam ter um regramento mais simplificado e objetivo, reduzindo o número de protocolos. “Teremos uma melhoria muito grande no ambiente de trabalho do servidor público e na agilidade, fazendo com que vários erros sejam evitados e trazendo uma grande satisfação de trabalho, favorecendo também ao munícipe”.
Sônia Maria da Silva atua na Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (SEMOB), ela esteve presente na capacitação e opinou sobre o processo. “Eu acho de extrema importância, pois é o momento em que podemos tirar as dúvidas decorrentes ao processo do Atende Prudente, onde os funcionários de cada secretaria colaboraram e continuam colaborando”.
O secretário de tecnologia, Rogério Alessi, pontua que com o Atende Prudente, será possível uma maior agilidade nos atendimentos públicos, principalmente na estrutura interna administrativa, agregando em simplificação do procedimento habitual dos servidores, bem como à facilidade que será obtida para os cidadãos prudentinos.
Maria Aparecida de Lima, da Secretaria de Finanças de Presidente Prudente, expõe que para ela a capacitação é necessária, pois 70% dos serviços da prefeitura estão centralizados na coordenadoria fiscal tributária, área onde atua, com isso ela destaca que “será muito relevante ao nosso público-alvo, que são os nossos contribuintes”.
O evento seguiu todas as medidas necessárias de prevenção à Covid-19.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente