foto: cedida
Para construir uma caminhada de sucesso, os selecionados na fase de pré-aceleração do edital de 2020, passaram por quatro dias de mentoria ministrada pelo Head de Comunidades da Darwin Startups, João Marinelli. O último encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (06/05), onde tiraram dúvidas e compreenderam quais os próximos passos para o desenvolvimento da startup.
O workshop “Validação de Problemas” permitiu que os projetos fossem validados antes de entrar no estágio de prototipagem, dando uma maior sobrevida no mercado, podendo criar um Mínimo Produto Viável (MVP) mais rapidamente. Um dos participantes da pré-aceleração e idealizador da MenuOn, Luiz Bacarin, contou que a experiência agregou para o amadurecimento da startup e que deu direção e clareza para os próximos passos.
Bacarin, ainda destacou que, “a maior mudança foi o entendimento sobre o problema que queríamos resolver. Descobrimos que, na verdade, poderíamos resolver um problema ainda maior dos clientes com pequenos ajustes. E já estamos fazendo isso graças à consultoria”, ressaltou.
Já o mentor do workshop, João Marinelli, destacou a boa conexão que teve com os empreendedores o que, segundo ele, facilitou a troca de experiências. “Os empreendedores se mostraram engajados com o trabalho proposto e trouxeram temas bem relevantes para serem discutidos ao longo das duas semanas que estivemos juntos”.
Ele ainda destacou que, o mais interessante foi ouvir dos empreendedores que muitas das suas certezas foram colocadas a prova e muitas vezes desmitificadas pelas respostas do mercado. “Isso é extremamente importante quando falamos sobre validação, porque precisamos nos desprender das nossas ideias iniciais e começar a ouvir mais as dores do mercado para propor uma solução relevante e que realmente impacte o ecossistema de alguma forma”.
Para a sequência de consultorias, o mentor João Marinelli deixou uma dica aos empreendedores: “Você só aprende quando coloca a mão na massa e consegue seus primeiros resultados. E para aqueles que validaram suas hipóteses de problema, comecem a estudar sobre Mínimo Produto Viável (MVP)”, enfatizou.
A partir da próxima semana, os empreendedores começam uma nova jornada passando pela consultoria “Modelagem de Negócio” com Fábio Rabello.
Experiência
A Darwin Startups é uma das maiores aceleradoras de Startups do Brasil, a Darwin Startups, eleita em 2018 e 2019 como a melhor aceleradora do país pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e no Edital de Aceleração de 2020 se tornou uma parceira da Inova.
João Marinelli, Head de Comunidades da DS, possui uma história com Presidente Prudente desde o Startut Weekend de 2017. Para ele é gratificante poder fazer parte dessa pré-aceleração. "Foi incrível participar deste pedaço da jornada com a Inova, porque é uma instituição que apoia os empreendedores regionais, e isso é muito importante para nós da Darwin Startups, já que acreditamos no poder da comunidade. Conseguir levar um pouco da nossa experiência para startups que estão começando é gratificante e só podemos agradecer pela confiança".
Sobre a experiência da mentoria online, Marinelli não considerou algo ruim e que mesmo a distância acredita que os resultados foram satisfatórios. "O que construímos juntos foi incrível e, pelas avaliações dos próprios empreendedores, conseguimos entregar valor, porque unimos teoria, prática e exemplos reais. Além disso tivemos muita discussão aberta sobre temas específicos, o que gerou ainda mais engajamento".
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente