A segunda edição do Startup Weekend ocorreu ao longo desse fim de semana, de sexta-feira (27/10) a domingo (30). Durante o evento, que teve co-organização do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) e Fundação Inova Prudente, foi anunciada uma terceira edição prevista para 2018, especialmente voltada para mulheres que deverão representar pelo menos 70% dos envolvidos, conforme Adiane Mitidiero. Ela integrou o corpo de jurados juntamente a Marcos Silva e José Carlos Cavalcante.
A segunda edição teve como vencedor o projeto ‘No Stop Market’. A ideia visa à compra inteligente onde o carrinho com sensores e tablete realiza a leitura do código de barras de cada produto e processa o pagamento, o que faz com que o consumidor dispense a fila.
Conforme André Luís Guiotto Loiola, um dos 11 integrantes da equipe, a insatisfação do cliente em relação à fila foi detectada através de pesquisa, alcançando índice de 80%. Ao mesmo tempo em que reduz o tempo do cliente no supermercado, o sistema, classificado pelos autores como robusto e barato, também é a prova de fraude, “o que proporciona segurança ao dono do estabelecimento”.
Na sondagem inicial, feita junto a supermercados em Presidente Prudente, três se manifestaram propensos à adoção do projeto para o qual o faturamento inicial é estimado em R$ 200 mil. A previsão é de que em cinco anos sejam atendidos 25 supermercados no Estado e isso represente R$ 1,7 milhão por ano.
Além de Loiola, a equipe vencedora conta com João Paulo Lope, Matheus da Rocha, Matheus Viana, Carlos Matheus Santos Cordeiro, Marcos Húngaro, Wilson José Diniz, Celso de Lima, Gabriel Reversi, Samuel Toledo e Adael Oliveira.
O 2º lugar ficou com o projeto ‘Desesperados’, que oferece aplicativo para oferta de aulas de reforço em diferentes matérias com professores qualificados. O terceiro ao aplicativo ‘Ipub’, para soluções de atendimento em bares e restaurantes pelo qual o cliente acessa o cardápio, faz o pedido e processa o pagamento online. A menção honrosa ao projeto ‘Falta 1’, destinado à articulação entre interessados em praticar esporte, mas que não pertencem a uma equipe específica.
Já os autores do projeto não premiado ‘e-Vacina’, que permite ao usuário de plano de saúde saber se sua vacinação está em dia, receberam convite do secretário da Setec, Rogério Alessi, para possível aproveitamento da ideia na Rede Municipal de Saúde de Prudente.
Também estiveram envolvidos mentores da cidade e de outras regiões do país e organizadores, dentre os quais Jair Rodrigues Garcia Júnior e Luís Horácio Ramos Isique. Pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), esteve na abertura o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste e pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), o diretor Moacir Del Trejo; quando da palestra de Gabriel Martins, diretor da Luz Própria 360.
O facilitador nacional João Paulo Marinelli vindo de Bauru é da Techstars. Além de organização da Unoeste e co-organização do Governo Municipal, a segunda edição do Startup Weekend teve parceria da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e patrocínio do Sicoob Paulista e Refrigerantes Funada. Aos primeiros colocados foram ofertados vários prêmios. (Informações – AI Unoeste)
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente