Roteiro e análise de entrevistas foram assuntos abordados no segundo dia do workshop de aceleração

Roteiro e análise de entrevistas foram assuntos abordados no segundo dia do workshop de aceleração
Roteiro e análise de entrevistas foram assuntos abordados no segundo dia do workshop de aceleração

foto: cedida

Afim de sanar dúvidas e abrir um espaço para discussão, os empreendedores selecionados no Edital de Aceleração de 2020 participaram do segundo workshop em parceria com a Darwin Startups, realizado na noite nesta quarta-feira (29/04). O encontro aconteceu através da plataforma “Meet google”, sendo ministrado pelo Head de Comunidades da DS e sócio fundador da Easy Way, João Marinelli.

Os participantes comentaram sobre seus projetos e expuseram as perguntas desenvolvidas para a fase de entrevistas com suas respectivas personas. Marinelli explicou que é necessário revisitar todo o material e entender quais foram as principais perguntas feitas. “Será que estou usando perguntas de forma ambígua e que estão me ajudando a validar minhas hipóteses? Será que isso é positivo ou negativo?”, questionou aos empreendedores.

Ainda, João esclareceu que não se consegue fazer um formulário ideal de perguntas no primeiro momento, mas que é ele quem vai nortear como será o próximo. “A verdade é que o formulário nada mais é do que um MVP (produto mínimo viável), onde coloca uma primeira proposta de valor e testa ela. A partir das respostas, você consegue ajustar suas perguntas para entender exatamente se a hipótese que estava ligando faz sentido para o mercado”, ressaltou.

O Head de Comunidades expôs também que, para esse processo de pesquisa é necessário que os empreendedores o dividam em três grandes partes. A princípio, Marinelli especificou que são necessárias duas perguntas que não gere vulnerabilidade e que dê confiança a quem está respondendo. O segundo ponto é onde o formulário deve conter de duas a oito perguntas, perguntando aquilo que realmente necessário saber. Por último, o chamado fechamento, que mostra o como será utilizada as respostas e como agradecer a pessoa de forma que ela entenda que foi útil e que vai ajudar as pessoas.

O workshop segue na próxima semana com encontros na segunda-feira (04/05) e quarta-feira (06/05).

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente