foto: Mariana Moreira
A fim de organizar e definir parâmetros dentro do projeto do laboratório de testes de software, foi realizada no último sábado (05), na Inova Prudente, uma reunião entre o coordenador do projeto, André Endo, o diretor-presidente da Inova, Bruno Carnelóss, o co-fundador da Fundação, Rogério Alessi, e dois estagiários do projeto.
André Endo destaca que essa primeira reunião foi essencial para pontuar sobre especificidades dentro do projeto, além de passar as primeiras orientações aos futuros estagiários, para que possam se preparar até o final do ano e iniciar as atividades com excelência, em 2021.
Durante a reunião, também foi falado sobre a possibilidade da realização de um workshop, ainda neste mês de dezembro, com o objetivo de entregar conhecimento ao público, sobre o que vem a ser um laboratório de testes de software. Foi discutido ainda, sobre o termo de confidencialidade e regulamento de uso do laboratório.
Para um dos alunos do terceiro ano de Ciência da Computação na Unesp, Pedro Zago, a reunião foi importante para a definição das primeiras tarefas a serem executadas, ele ainda se entusiasma ao comentar sobre a oportunidade de ter como orientador, o professor e pesquisador, André Endo. “O mais interessante é que não será uma coisa local, teremos um professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para nos orientar. Será algo bastante promissor”.
David Ono, que também atuará como estagiário do laboratório, opina que durante as atividades haverá muitos desafios, que agregarão em bons aprendizados sobre testes de software, envolvendo alunos do município e também da UTFPR, além de renomados empresários do ramo tecnológico.
O co-fundador da Inova, Rogério Alessi, fala sobre a importância de se fazer um mapeamento das necessidades da comunidade desenvolvedora, para que os estagiários entendam os principais pontos nos quais terão que atuar, uma vez que serão várias dores diferentes a serem solucionadas. “Terão muitas vantagens, além de aprendizado e networking”.
Para o diretor-presidente da Fundação, o laboratório trará muitos ganhos aos desenvolvedores, como por exemplo na validação do funcionamento de aplicativos. Ele pontua também sobre a importância de terem realizado essa reunião, que pôde definir e organizar os principais pontos da execução do laboratório de testes de software.
Serviço – O laboratório funcionará, inicialmente, de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 14h00, seu uso será gratuito. Interessados em utilizar a infraestrutura e/ou mentorias especializadas deverão agendar um horário, encaminhando um e-mail para: [email protected]
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente