Reunião alinha detalhes do Inova Kids; projeto atenderá 2 mil crianças do Cidadescola

O Governo de Presidente Prudente, por meio da Fundação Inova Prudente em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação)...
Reunião alinha detalhes do Inova Kids; projeto atenderá 2 mil crianças do Cidadescola

O Governo de Presidente Prudente, por meio da Fundação Inova Prudente em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), lançará no dia 26 deste mês o Projeto Inova Kids. A iniciativa contemplará cerca de 400 alunos ao dia do Programa de Educação Integral Cidadescola com duas oficinas de Ciências e outras duas de Robótica, além de Culinária, Informática, Realidade Virtual e Criatividade.

Os últimos detalhes do Inova Kids foram alinhados em reunião nesta quinta-feira (08/03) entre a secretária da Seduc, Sônia Maria Pelegrini, além da diretoria do Departamento de Ensino Fundamental da pasta, Roseli Furlan, a coordenadora do Cidadescola, Maria de Cássia Omito, e a coordenadora pedagógica do programa, Aline Feba, o professor Itamar Xavier, que será um dos oficineiros da iniciativa, o presidente do Conselho Curador da Fundação, Rogério Alessi, que é também o secretário da Setec, bem como com a coordenadora do Projeto Inovarte – Fab Lab, Fernanda Mello.

Segundo Rogério, o Inova Kids terá o primeiro laboratório de criatividade infantil de Prudente, o Fab Lab Kids. “Algumas oficinas já estão prontas, como a de Gastronomia, Informática e as de Ciências. Na próxima semana devemos liberar o Fab Lab. As outras oficinas iremos aguardar os equipamentos que estão sendo adquiridos e a expectativa é que até abril consigamos implantar o projeto em sua totalidade. São oficinas ligadas a tecnologia, inovação e que não existiam no Cidadescola”, detalha.

Para Maria de Cássia, o objetivo da parceria com a Inova  é trazer novas atividades para os alunos que já recebem formação extracurricular  com aulas de  natação, jardinagem, meio ambiente e leitura. “Ou seja, de modo com que eles tenham acesso a outras atividades que irão contribuir na formação deles”, comenta.

Sônia lembra que a partir deste ano, o Cidadescola passa a ser gradativamente, e até atingir a totalidade, mantido por recursos próprios, já que o Governo Federal não destinará verbas para a educação integral.  “Tendo assumido compromisso com a qualidade na educação dos alunos da Rede Municipal, as atividades oferecidas pelo programa continuarão ocorrer  também por meio da intersetorialidade, o que envolve as parcerias entre as secretarias municipais”, conclui.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente