foto: cedida
Durante os dias 13, 14, 15 e 16 no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, o projeto “Lixo que fala”, idealizado pelo professor Itamar Xavier, da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente e desenvolvido junto às crianças do Cidadescola, construíram o maior mosaico do mundo.
O feito deve entrar para o Guinness Book como o recorde de mais de um milhão de tampas plásticas utilizadas, superando o da Sérvia, de 621 metros. Além disso, as tampinhas serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade a ao HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Prudente) para colaborar na aquisição de cadeiras de rodas.
A ação teve como referência o natal e em homenagem ao funcionário da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), João Alcântara, de 82 anos.
A montagem contribuiu tanto no ensino da arte, mostrando que é possível fazer grandes obras com qualquer tipo de material, quanto para a reflexão e discussão sobre questões ambientais.
Em relação ao mosaico, o professor conta que “É uma atividade que mostra que é preciso ter persistência pra conseguir alguma coisa, porque nós estamos desde o começo do ano passado arrecadando essas tampinhas”.
Ele ainda acrescenta que já fizeram duas tentativas, a primeira foi com 200 mil tampinhas e a segunda com 400 mil. “Ambos são recordistas nacionais, as maiores do Brasil, e foi necessário persistência para continuar tentando”, relatou Itamar.
A Inova Prudente esteve como ponto de arrecadação durante a campanha e através das empresas residentes e parceiros, contribuiu premiando o aluno que mais arrecadou tampinhas.
No decorrer da construção do mosaico estiveram presentes cerca de 100 voluntários de diversas igrejas, estabelecimentos comerciais, universitários, professores, equipe da Inova Prudente e as crianças do cidadescola.
Itamar se diz feliz com o resultado e com toda a ajuda que conseguiram. “Me sinto satisfeito, creio que alcançamos um objetivo e ainda fizemos uma boa ação. Recebemos ajuda de vários setores da sociedade , governo, empresas, escolas, igrejas e até a penitenciaria de Montalvão deu sua contribuição”, finalizou.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente