Quais os caminhos para a estruturação jurídica de uma startup?

Quais os caminhos para a estruturação jurídica de uma startup?
Quais os caminhos para a estruturação jurídica de uma startup?

Abrir uma startup não é algo tão simples quanto parece, são tantas as exigências, demandas e desafios que o empreendedor tem a sua frente, que é fácil se perder neste caminho. Nesse processo se encaixam as questões jurídicas, que são fundamentais para a criação da empresa, e geralmente causa diversas dúvidas.

Com o objetivo de sanar dúvidas e contextualizar esses pontos, foi realizada na noite de ontem (29/06) o webinar “Como estruturar juridicamente sua startup?”, ministrada pelo Advogado e Professor Universitário pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), Lucas Colombera, recebendo o apoio da Fundação Inova Prudente.  

Colombera explicou que as questões jurídicas devem fazer parte desde o inicio da criação de uma startup e que muitas vezes, quando não dada a devida atenção, pode ser o fator crucial para a ‘morte’ da mesma. “É muito comum, que no seu estágio inicial, a startup não tenha receita suficiente para contratar um serviço jurídico. Mas nesse momento, ela sofre várias complicações nos aspectos societários, então é muito comum que os principais problemas que deram ao falecimento da startup nos primeiros anos de atuação são justamente conflito societário”, destacou.

Ainda, durante a transmissão houve grande interação dos participantes, onde sugiram questões, como: onde o empreendedor deve buscar investimento? Como resposta, Lucas disse que é interessante que a startup busque um investidor que possua know-how no seu meio de negócio e não pense apenas nas questões financeiras. 

A live foi realizada de forma gratuita, porém apenas para os que se inscreveram, dentre eles empresários e jovens empreendedores que ainda receberam acesso a um material de apoio para somar no ganho prático e auxiliar no entendimento ao assunto.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente