foto: Marcos Sanches
O auditório da Fundação Inova Prudente foi palco de um encontro inédito voltado a aproximar produtores de leite e as grandes indústrias leiteiras, fortalecendo a produção no Pontal do Paranapanema. Trata-se do 1º Integra Leite, promovido pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre as quais o prefeito Nelson Bugalho e o deputado estadual, Mauro Bragato.
De acordo com o diretor executivo do Itesp, Caudemir Peres, a região tem leiteira do Estado, mas os produtores ainda carecem de estratégias para otimizar a produtividade, o escoamento da produção e técnicas para agregar maior valor à sua mercadoria.
Com este objetivo, o encontro trouxe especialistas para dialogar com o público sobre as normativas para melhorar qualidade do leite, as exigências para produção e comercialização, entre outras orientações importantes.
Os números mais recentes apontam uma produção total de 46,8 milhões de litros de leite no Pontal do Paranapanema, resultado do trabalho de mais de 2 mil produtores. “Sempre visando o aumento da produtividade, a Fundação Itesp desenvolve um trabalho há alguns anos na cadeia produtiva de leite do Pontal, como vacinação de brucelose, acompanhamento reprodutivo dos animais, manejo nutricional produção de alimentos para o inverno, melhoramento genético com inseminação artificial, entre outros trabalhos”, enumerou Peres.
Em sua saudação, o prefeito Nelson Bugalho mencionou alguns projetos idealizados pelo Governo de Prudente voltado ao agronegócio, como o Queijo Artesanal do Pontal (QAP), que quer colocar a região no mapa dos grandes produtores do alimento, e a Feira Tecnológica da Batata-Doce (Batatec). “São iniciativas que visam aliar tecnologia e agronegócio, com o objetivo de trazer desenvolvimento para Presidente Prudente e região”, declarou Nelson.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Secretaria de Comunicação