O prefeito Nelson Bugalho e o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, participam até esta sexta-feira (1º/03) do Smart City Expo Word Congress (SCE), que ocorre anualmente em Barcelona. Neste ano, Curitiba sedia a primeira edição do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. O congresso é realizado no Expo Renault Barigui.
A Smart City Expo Curitiba, que ocorre desde quarta-feira (28/02), contou com dezenas de palestras com nomes que são referência mundial no tema e com uma exposição com 22 estandes de empresas nacionais e internacionais.
O congresso, que tem como tema inovação como motor de desenvolvimento econômico, reúne nomes internacionais do urbanismo, arquitetura e sustentabilidade, além de gestores públicos de várias cidades brasileiras interessados nos temas, como mobilidade urbana, inovação, tecnologia, desenvolvimento de startups, cidades sustentáveis do futuro e tecnologias capazes de transformar a vida nas cidades.
Segundo o prefeito Nelson Bugalho, um dos destaques dos projetos apresentados foi o da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que inclui a área de robótica na educação infantil. Outro destaque apontado por ele é a árvore digital, um dispositivo que por meio da energia solar pode carregar celulares e notebooks e ainda disponibilizar rede wi-fi em espaços públicos.
“A inovação é um caminho para tornar as cidades mais acolhedoras, com mais mobilidade, para trazer mais facilidade e conforto para seus moradores, além de trazer soluções mais simples e econômicas com o objetivo de favorecer a preservação dos recursos e do meio ambiente”, disse o prefeito.
O secretário afirma que iniciativas como coletores solares, aplicativos para telefones celulares e tecnologias inovadoras, que foram demonstradas durante o Congresso, são as ferramentas que irão atender às dinâmicas e facilitar a vida nas cidades.
Aceleradora – Além de participar do Congresso, o prefeito e o secretário visitaram também a Aceleradora Hotmilk, ligada à Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, em Curitiba. O programa, mantido pela universidade, promove oportunidades para toda a sociedade e gera um crescimento econômico sustentável por meio das empresas inovadoras, as startups.
No local, eles foram recebidos pela analista de negócios e parcerias estratégicas, Carol Aguiar. De acordo com o prefeito, o objetivo da visita foi conhecer os projetos e parcerias visando levar informações sobre as boas práticas em Prudente a fim de buscar possíveis colaboradores para a Fundação Inova.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente