Projeto Integrador é conteúdo disciplinar da Univesp

Polo da Univesp na Inova Prudente desenvolve projeto integrador
Projeto Integrador é conteúdo disciplinar da Univesp

O conceito da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com o polo localizado na Inova Prudente, é promover o desenvolvimento humano e profissional por meio do ensino, da pesquisa e da expansão da educação digital.

Neste sentido, uma das metodologias é o Projeto Integrador, que tem como objetivo colocar em prática todo aprendizado teórico, onde os estudantes executam todo conhecimento adquirido durante as aulas.

Para sua aplicação o Projeto Integrador tem quatro dimensões diferentes e complementares: Situação problema - ponto de partida para solucionar um problema real; Conteúdos interdisciplinares e práticos - rompe fronteiras tradicionais do conhecimento com situações reais; Trabalho coletivo - constrói o conhecimento coletivo; e Design Thinking – centrado no ser humano e em suas necessidades.

Assim os estudantes se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto com situações reais da vida fora do horário de aula, onde o tema central é determinado pela Universidade. 

Com isso, além de adquirir benefício próprio, o acadêmico desenvolve projetos que de fato são úteis para a comunidade local. Alguns deles ajudaram empresas e estabelecimentos a sanar problemas e proporcionar melhorias.

Um exemplo realizado foi o turma de 2017/2, é o aplicativo Trello que será utilizado pela Secretaria da Cultura de Presidente Prudente e auxiliará na realização de eventos, contribuindo na organização, gerenciamento de ideias, tarefas direcionadas, definição de prioridades e boas práticas.

Para a mediadora do curso de Engenharia de Produção, Mariza Lúcia dos Santos Rotta, a disciplina é importante para que os alunos se coloquem como profissionais.

“É um preparo para o mercado de trabalho, pois eles desenvolvem projetos que solucionam problemas pontuados pelas empresas. Somado a isso, saem da universidade com um portfólio”, ressalta Rotta.

 Todas as propostas foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2019, inclusive os da turma de 2018 com: um aplicativo de monitoramento de estoque em uma quitanda de Presidente Prudente e um dispositivo que controla a temperatura das câmaras de refrigeração do Frigorífico Ulian.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente