Secretária Clélia Tomazini falando sobre a importância do programa
Em um clima de muito entusiasmo e expectativa, foi apresentado hoje (18/3), no auditório da Fundação Inova Prudente, o programa “Meu Emprego Inclusivo”, que contou com a presença de diversas autoridades, como a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, a secretária de Assistência Social de Prudente, Clélia Tomazini, o prefeito Ed Thomas, além de secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores de Prudente e prefeitos da região.
Durante a apresentação do programa, a secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, falou da importância desse programa, que a princípio irá atender 19 cidades da região. ”É um programa regional, e Prudente será o pólo de atendimento para 19 municípios. É uma ação importante onde vai auxiliar não só a pessoa com deficiência que procura um trabalho, mas também o empresário que muitas vezes tem dificuldade de saber, de conhecer melhor o mundo da pessoa com deficiência”, ressaltou Clélia.
Selo “Prudente Inclusiva”
A secretária também falou sobre o lançamento do selo “Prudente Inclusiva” para empresas, associações, pessoa jurídica que fazem alguma coisa para facilitar a vida da pessoa com deficiência em quatro áreas: educação, infraestrutura, acessibilidade e emprego. Esse selo deve ser lançado no mês de setembro quando é realizada a Semana Municipal da Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Para o prefeito Ed Thomas, este é o resultado de um trabalho que se consolida hoje. “No passado não foi dada a atenção que realmente merecia ao problema da inclusão no mercado de trabalho da pessoa com deficiência. Não estamos fazendo caridade, essas pessoas são qualificadas e precisam trabalhar e também daquela que necessita de qualificação”, afirmou Ed Thomas.
“Meu Emprego Inclusivo”
A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, esteve presente na apresentação do “Meu Emprego Inclusivo”, e explicou que o programa já existe no estado desde 2019 e com bons resultados.
“O programa oferece para a pessoa com deficiência, uma vaga realmente destinada a elas. Conta ainda com equipe técnica que vai desenvolver diversas atividades que impulsionam a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho como a busca ativa dos profissionais com deficiência e os indicam no perfil das vagas disponibilizadas”, afirma Célia Leão.
De acordo com a secretária, o programa também vai oferecer cursos online para as pessoas que não tem qualificação, para todas as deficiências. Podem participar do programa pessoas com deficiência, que tenham entre 18 e 59 anos de idade.
Segundo a secretária, no estado de São Paulo, existem hoje 3 milhões e 700 mil pessoas com deficiência. Dessas, 1 milhão e 500 mil estão em idade produtiva.
“É muita gente que pode trabalhar, que pode ajudar a cidade onde mora economicamente, ajudar a empresa a crescer, pois muitas vezes a pessoa com deficiência é arrimo de família. Então oferecer emprego para a pessoa com deficiência não é um problema, é uma solução,” finaliza Célia Leão
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente