Foto: Mariana Moreira
Na quinta-feira (10) foi realizada na Fundação Inova Prudente, uma capacitação sobre o uso da realidade virtual e aumentada (RV/RA), para a equipe de professores do projeto Aquarela. O principal intuito foi demonstrar como funciona a oficina de RV/RA do programa InovaKids, cuja responsável é a professora Fernanda Furini.
Durante a orientação foram apresentados os equipamentos utilizados, tais como óculos de RV, smartphones, aplicativos e demais recursos, além de instruções sobre o planejamento das aulas, para que possam implantar uma oficina similar no projeto, uma vez que o Aquarela também possui atividades do programa InovaKids.
As aulas de realidade virtual e aumentada estimulam a aprendizagem dos alunos, pois ocorre de maneira lúdica e prazerosa, despertando interesse. “Permite que os alunos conheçam diferentes lugares, que sem essa tecnologia talvez não seria possível, além de permitir que explorem objetos, animais e outros elementos facilitando a compreensão de diversos assuntos”, destaca a professora Fernanda Furini.
O responsável pelo projeto Aquarela, Fernando Diamante, explica que o InovaKids faz parte do projeto com as oficinas de informática, química e biologia, desde o final do ano de 2019, porém com a chegada da pandemia em 2020, houve uma paralização das atividades. A ideia de levar a oficina de realidade virtual e aumentada surgiu após uma visita dos responsáveis a Inova. “Chamou bastante a atenção, achamos extremamente interessante e diferente, porém não tínhamos os materiais para a execução das atividades”, comenta.
Foi então que através de uma emenda impositiva conquistada por meio dos vereadores, Geraldo da Padaria e Elza do Gás, que possibilitou adquirir um conjunto de cinco óculos e celulares entre outros materiais para o projeto, entretanto ainda estão em processo de montagem e organização do espaço para colocar em prática as atividades assim que voltarem as aulas presenciais de rotina. Fernando diz que recentemente receberam mais uma emenda que será executada em 2021, para a compra de outros materiais.
Ele ainda destaca que a execução dessa oficina fará com que os alunos tenham um contato próximo com a tecnologia e a inovação. “Sempre trabalhamos com arte e cultura, mas não tínhamos nada direcionado a ações de tecnologia”, comenta, “ficamos encantados com o que é oferecido na Inova”.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, é de grande satisfação perceber que o programa, que tem como polo principal a Inova Prudente, está criando raízes e sendo levado para escolas e projetos. Como exemplo disso, pode-se citar também a Escola Municipal Firmino de Almeida, localizada no Parque Alexandrina, que se tornou um dos polos, iniciando as atividades assim que for possível o retorno das tarefas educacionais.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria Inova Prudente