Para fomentar as diversas expressões da arte urbana, a Fundação Inova Prudente irá realizar o 1º Festival de Arte Urbana dos dias 02 a 05 de abril, organizado pelo artista e professor Itamar Xavier Camargo. O evento irá trazer grafiteiros, dançarinos e DJs de diversas regiões.
Durante o festival, um muro no Parque do Povo será grafitado por mais de 20 artistas, enquanto DJs e dançarinos se apresentaram para o público. Segundo Itamar, o festival será “uma reunião de vários artistas de municípios e estados diversos”.
Serão quatro dias do encontro, com oficinas de arte urbana oferecidas para a população e para os alunos do Inova Kids e SOS Criança. Duas delas serão abertas ao público, a de Lambe-Lambe (técnica que consiste em colagem de cartazes) e Stencil (técnica que utiliza moldes vazados para produzir os desenhos).
Até o momento, 23 artistas plásticos da região e do estado do Paraná, estão confirmados para o Festival, além dos DJs Junior Munhoz, do Mato Grosso do Sul, Mapão e Pedro Calil, ambos de Prudente e Rappers, como o Grupo ZNF. Dentre os convidados, estão em destaque Alemão (Anderson Ferreira Lemes), professor de arte e grafiteiro desde 2004, que já teve suas obras expostas em 25 países; Binho Ribeiro (Fábio Luiz Santos Ribeiro), um dos precursores da street art, que também faz sucesso com suas obras no exterior; e Feik Frasão, com elementos forte do grafite old school.
TODOS PARTICIPAM
Além do fomento a arte urbana, o festival também trará ações de inclusão, com as crianças do projeto Cor, que irão, juntamente com os outros artistas, pintar um mural, descrito por Itamar como “gigantesco”. As crianças do “SOS Criança” serão presenteadas com ovos de páscoa no evento, segundo o professor.
Se você é um artista e deseja participar da pintura do muro, deve enviar seu portfólio para [email protected], destacando o assunto como primeiro festival de arte urbana.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente