Primeira consultoria dos empreendedores selecionados no edital tratou do "design thinking" da startup

Primeira consultoria dos empreendedores selecionados no edital tratou do "design thinking" da startup
Primeira consultoria dos empreendedores selecionados no edital tratou do "design thinking" da startup

foto: Luís Isique

Na noite desta segunda-feira (13/04) foi dada a largada para as consultorias dos projetos selecionados no edital de aceleração 2020 da Inova Prudente. Os empreendedores presenciaram um bate-papo sobre “Design Thinking” com o designer, Paulo Carneiro, que apresentou os conteúdos que serão trabalhos na semana e deu algumas dicas para eles já pensarem o que pode melhorar e o que está encaminhado.

Para iniciar a consultoria os empreendedores contaram um pouco sobre seus projetos e Paulo explicou o que é o design thinking. Ele contou que muitas pessoas acreditam que está ligado a estética de um ambiente ou plataforma, mas que na verdade se refere mais a funcionalidade do que a beleza. 

Ainda, o designer tratou sobre o entendimento de marca, a relação do consumidor e passou técnicas para que os empreendedores possam organizar as informações de forma mais objetiva em uma interface de usuário. “Os itens organizados da forma correta, os elementos que querem que transmitam mais impacto, tratar da forma correta. Design também é organização”, conclui.

Um dos pontos comentados pelo designer é questão do nome escolhido para as startups, ele explica que é um processo que exige muito cuidado, pois essa escolha vai acompanhar toda a sua vida e é uma decisão que pode mudar o futuro da marca.  Ainda, citou os processos para chegar ao nome final, sendo eles: facilidade, expressão, distinção, memorização, aparência, disponibilidade, interesse e versatilidade. 

Sobre a marca, Carneiro destaca que ela pode ser entendida como a união de atributos tangíveis ou intangíveis, simbolizados por uma logotipo afim de comunicar, influenciar e agregar valor a um produto ou serviço, além ter uma comunicação mais efetiva e direta com o público alvo. Já a identidade visual, transmite os valores e conceitos da marca, devendo ser flexível e possibilitar que seja aplicada em diversas mídias, formatos e dimensões. 

No final, Paulo deu algumas dicas sobre livros e os empreendedores puderam comentar e tirar algumas dúvidas. A consultoria de “Designer Thinking” segue até os dias 14, 15, 16, 17, 18 e 20 de abril.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente