Prefeitura terá plataforma para aprovação digital de projetos e emissão de alvarás

Prefeitura terá plataforma para aprovação digital de projetos e emissão de alvarás
Prefeitura terá plataforma para aprovação digital de projetos e emissão de alvarás

Foto: Pedro Silva

Na manhã de ontem, na Fundação Inova, foi iniciada a capacitação para o uso da plataforma Aprova Digital, que está sendo implantada pela Seplan (Secretaria de Planejamento) e Setec (Secretaria de Tecnologia) e que vai agilizar aprovação e emissão de alvarás para áreas de construção civil (novas edificações, reformas e demolições) e também abertura de novas empresas, de forma 100% digital.

Abel Brondi, secretário de planejamento, conta que há três anos a adoção de um sistema especialista que possibilite maior agilidade nestes processos vem sendo discutida entre estas duas secretarias, por determinação do prefeito Nelson Bugalho.

Segundo o titular da Seplan, a cidade iniciou o processo de digitalizar essas operações, pois é necessário acompanhar as esferas estaduais e federais. “Na questão tributária e jurídica essas operações já estão sendo realizadas digitalmente, mas faltavam processos internos de aprovação, o que stamos providenciando com esse novo Sistema.

Dezenas de servidores de diversas Secretarias participaram deste primeiro encontro para conhecer as principais funcionalidades do Sistema que está sendo implantado na Seplan, sob a coordenação do engenheiro Marcelo Morgado.

O secretário de tecnologia, Rogério Alessi, explicou que a Setec foi responsável por garantir toda a estrutura tecnológica para o sistema. “Nós adequamos nosso datacenter para receber esse software, compramos workstations que são computadores preparados para trabalhar com gráficos e plantas de construções, ploters e ampliamos a infraestrutura de nossa rede interna para avançar com mais processos digitais”, destaca.

Alessi ainda acrescenta que digitalizar os processos é um passo importante para a cidade, pois traz agilidade e economia para todos.

“Com essa plataforma, a Seplan dá início a uma nova era no conceito de análise de projetos, de forma totalmente digital. Isso irá eliminar os processos físicos (formulários, ofícios, despachos e plantas cartográficas) e diminuir os prazos de finalização além de reduzir custos” explicou o secretário e ainda lembrou que outras Secretarias também serão beneficiadas pelo novo sistema.

Atualmente a aprovação de um projeto de construção civil exige sua plotagem e protocolização física juntamente com diversos documentos. Este processo tramita entre diversos profissionais e Pastas até que seja finalmente aprovado, o que pode levar várias semanas. Com este novo sistema, todo o trâmite será digital, incluindo as plantas baixas, documentos e pareceres, que poderão ser acompanhados remotamente pelo interessado.

 

Plataforma Aprova Digital

Segundo o responsável pela plataforma Aprova Digital, Leonardo Casagrande, o sistema de tramitação online está presente em 14 cidades do país. “A plataforma irá ajudar a prefeitura a trabalhar de forma remota, consumindo menos recursos públicos”, pontua.

O sistema foi criado para ajudar na análise de dados, facilitar a tramitação e aprovação para construções. O software estará disponível em breve para a população prudentina, e irá disponibilizar, em seu primeiro momento, alvarás de construção, regularizações e análises de projetos de obras.

Além da agilidade possibilitada pela tecnologia, a segurança também será elevada. Leonardo explicou, que como recentemente não é mais necessário que se reconheça firma em alguns documentos, a falsificação era mais recorrente. Com o Aprova Digital todos os alvarás e projetos aprovados por engenheiros e arquitetos receberão um QR Code, que poderá ser acessado por qualquer cidadão, que comprova a validade do documento, e que este foi vistoriado por um profissional competente.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente