Prefeitura anuncia fim da circulação de papel em processos administrativos

Programa Governo Sem Papel inicia integralmente a partir de julho. Processos tramitarão exclusivamente por meios eletrônicos
Prefeitura anuncia fim da circulação de papel em processos administrativos

A prefeitura de Presidente Prudente, através da Secretaria de Tecnologia (SETEC), promoveu hoje (20), no auditório da Inova Prudente, uma reunião com funcionários de todas as secretarias do município para reafirmar, por meio do Decreto 34.112/2023, o inicio do programa “Governo Sem Papel”, definido para julho.

Segundo o secretário de Tecnologia, Helton Sapia, desde 2021 estão sendo realizadas diversas ações para modernização, desburocratização e aumento da eficiência do serviço público. “O evento de hoje vem dar transparência a esse trabalho, dar visibilidade de tudo o que fizemos desde o início até esse momento, e dizer, conforme o Decreto 34.112/2023, que os processos de papel agora chegaram ao fim”.

Ainda de acordo com o secretário, desde a publicação do decreto em 30 de março de 2023, foi estabelecido um prazo final de 90 dias para a implantação definitiva do ambiente digital de gestão de documentos junto aos órgãos da Administração Pública Direta. “Esse mês será o último a ser possível abrir protocolos físicos em papel. A partir de julho, eles farão parte da história da prefeitura de Prudente e aí seguimos exclusivamente com processos eletrônicos”, afirmou o Helton.

Por fim, o secretário comentou que a modernização é cíclica. “A todo momento surgem novas tecnologias e nós precisamos entender como podemos usar tudo isso a nosso favor. O processo eletrônico vai gerar segurança transparência, sustentabilidade e economia, que para uma prefeitura do tamanho de Prudente, chega na casa dos milhões de reais por ano”.

Governo Sem Papel

O programa “Governo Sem Papel”, criado pela gestão do prefeito Ed Thomas, já é referência para outros municípios. “A digitalização de processos é um desafio para o serviço público. Servir de exemplo para outros municípios é motivo de grande orgulho para nossa cidade”, afirma Helton Sapia, Secretário de tecnologia de Prudente.

Na Fundação Inova Prudente, o processo de digitalização começou a vigorar no início de fevereiro. Desde então, a assinatura digital passou a ser oficializada em seus processos administrativos, como contratos com fornecedores, empenhos, controle de pagamento, dentre outros.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente