Executivo estabeleceu contato para futura parceria entre a Wayra e Inova Prudente
O prefeito Nelson Bugalho e o titular da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, participam do 7º Congresso Mundial de Cidades Inteligentes (Smart City Expo World Congress), em Barcelona. O evento conta ainda prefeitos de 11 cidades brasileiras, maior comitiva brasileira no Congresso, cujo grupo é coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FPN).
Durante o congresso, o prefeito e o secretário da Setec conheceram os executivos da Wayra, uma empresa aceleradora corporativa que investe em startups digitais e faz parte do Grupo Telefônica. Segundo Bugalho, o contato foi importante para, no futuro, ser firmada uma parceria entre a Fundação Inova Prudente e a Wayra, que já possui escritório em Londrina (PR) e mostrou interesse em ter uma unidade de negócios funcionando na Inova.
De acordo com o prefeito de Prudente, a participação no Congresso possibilitou um contato com empresas do mundo inteiro que investem em soluções inovadoras para resolver assuntos voltados à mobilidade das pessoas e também da segurança.
“Conhecemos as principais inovações do mundo, representantes de empresas que desenvolvem produtos ou serviços ligados à inteligência, à mobilidade, eficiência energética, conexão, internet das coisas, transporte público, transporte de massa, logística, equipamentos de segurança e vigilância, ou seja, empresas que usam a tecnologia como forma de melhorar a vida de quem reside em grandes centros, aumentar a qualidade de vida e dar mais segurança à população”, disse.
Por sua vez, Alessi ressaltou que muitas empresas que participam do Congresso possuem projetos em andamento no Brasil. “Esta aproximação foi muito positiva, pois contribuiu para estreitarmos relacionamento com os gestores de empresas que têm destaque mundial em soluções inovadoras”, afirmou.
Entre os destaques do Congresso aparece um sistema que permite consultar a população sobre assuntos importantes. Isso é possível com a criação de uma plataforma digital que recebe as sugestões e ainda divulga informações relacionadas à questão financeira, de orçamento e prestação de contas e aumenta a transparência e a participação popular.
Na área de segurança, um dos destaques que chamou a atenção dos participantes foi o sistema de monitoramento integrado com a polícia que, através de internet sem fio, permite dispositivos de acionamento por meio de um botão de segurança e ainda a identificação facial.
Outro destaque foi o estande dos integrantes do movimento global de inovação da rede “4YFN”, que reúne empresários inovadores de negócios digitais bem-sucedidos e propõe soluções para as cidades, pensando em como será o mundo daqui a quatro anos.
O Congresso também reuniu empresas que propõem soluções para a questão do lixo urbano e formas de melhorar a coleta. Entre as propostas apresentadas, estão caminhões e veículos que recolhem o lixo sem a necessidade de coletores, nos quais os motoristas acionam braços mecânicos e recolhem as lixeiras.
Soluções mais econômicas e ecológicas para o transporte individual que utilizam energia mais limpa também foram apresentadas durante o Congresso, como as bicicletas com motores de tecnologia híbrida. A ideia é uma alternativa para deixar de priorizar o automóvel como meio principal de transporte.
As bikes são usadas em um sistema de serviço público em Barcelona e Madri. Ao pedalar, o motor elétrico se inicia assumindo grande parte do esforço que na maneira convencional seria realizado pelo usuário (sistema de pedalada assistida). As bicicletas são recarregadas nas estações e possuem autonomia de 70 km.
A programação contempla 66 salas temáticas, mais de 400 palestrantes e 10 sessões plenárias com atividades que abordam temas como governança, mobilidade, economia, sustentabilidade, dados e tecnologia e economia circular.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente