Pré-acelerados participam de última consultoria antes do pitch

Pré-acelerados participam de última consultoria antes do pitch
Pré-acelerados participam de última consultoria antes do pitch

Na noite de terça-feira (30/06), os empreendedores selecionados no Edital da Inova Prudente participaram de mais uma consultoria sobre “Posicionamento Online” ministrado pela Jornalista e Publicitária, Tatti Maeda. O último encontro fase de pré-aceleração, antes do Pitch de apresentação, discutiu sobre o monitoramento digital.

Tatti vem pontuando ao longo das consultorias que “o trabalho de se posicionar não acaba quando você compartilha conteúdo, ele continua”. Ela ressalta que é necessário ter um relacionamento com o cliente e compreender o que pode ou não ser mudado “é você compartilhar conteúdo, se relacionar com seus usuários e medir o que está acontecendo, porque você só vai começar a entender com mais assertividade o que pode estar funcionando ou não quando você conseguir mensurar”.

O monitoramento digital fornece vantagens a startup, pois possibilita a análise de público, análise da concorrência, percepção sobre o mercado de atuação, verificação de erros, possibilidade de mudança ou continuidade nas estratégias, gerenciamento de crises e tantas outras táticas possíveis no meio online.

A consultora explica que os dados são importantes quando eles são tratados. “Você não consegue tratar quando você não saber a dor que está sentindo. Qual o objetivo do negócio? O que você quer atingir?”, indagou. “A gente precisa ter um objetivo pra monitorar, não é só ficar monitorando quantas vezes a pessoa fala o nome da minha marca, mas porque elas falam aquele nome”, completou.

Experiências                                                                                                  

Para o pré-acelerado Johnny Lucas Freire de Medeiros, relatou que as consultorias ajudaram a equipe a compreender como ter mais leads e também uma melhor forma de interagir com o público. “Nem sempre o que queremos dizer ou fazer, será interpretado da forma que queríamos, e pra se posicionar principalmente na atualidade, apesar de ser algo extremamente importante, é algo que deva ser feito de forma estratégica”.

Sobre a experiência da pré-aceleração, o analista de projetos contou que desde o começo eles avançaram muito no quesito ‘conhecer mais o projeto’. “Desde um Rebranding em nossa identidade visual, definir quem são nossas Personas, quem são nossos clientes (Pagantes), e que para obter esses clientes precisamos  também atrair os usuários, até o ponto de  conseguirmos amadurecer nosso projeto, encontrando uma forma de se "adaptar" ao momento que estamos passando”, pontuou Johnny.

Já o pré-acelerado, Ricardo Vieira, disse que foi muito importante participar das consultorias para aprimorar o conhecimento que ele tinha quanto ao mundo digital. “Já trabalho com redes sociais, porem consegui perceber gargalos ainda não explorados e ferramentas uteis para facilitar minha vida. Redes Sociais como LinkedIn estava fora do meu radar e percebi o quanto e importante”.

Sobre o que achou de mais interessante, ele contou que “o retorno ao cliente não estava sendo feito da forma correta e adotei para minhas redes a forma mencionada pela Tatti, onde devemos trazer o cliente mais próximo da empresa”.

Agora, o próximo passo para os empreendedores é o Pitch (fase de apresentações onde serão selecionados 10 projetos para receber a bolsa auxílio) que, ainda será marcada a data e divulgada a todos.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente