foto: Amanda Rodrigues
Na tarde de ontem (14), foi realizada na Fundação Inova Prudente, uma reunião entre o Diretor-Presidente, Diego Andreasi, o Secretário de Tecnologia, Helton Sapia, os representantes da Polícia Militar, o Major Luís Nelson Disaró, subcomandante do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), o 1° Tenente da PM Anderson Garrido e a Soldado, Daniele Mye. Também esteve presente o especialista em Tecnologia da Informação, Marcelo Rosa, que vem colaborando para o processo de desenvolvimento.
O principal intuito foi alinhar os detalhes para dar continuidade na formalização de uma parceria com a Fundação, que já vinha sendo estudada, da mesma maneira com que é trabalhada junto ao Governo Municipal de Presidente Prudente, mapeando novas integrações e obtendo recursos para o fortalecimento da segurança pública na cidade e na região, com base no funcionamento do Sistema Órion, que está presente em 113 batalhões do estado de São Paulo, incluindo o de Prudente que atende a 20 municípios.
A ideia é de que haja o desenvolvimento e a implantação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que trará mais agilidade em processos que envolvam a prefeitura municipal e a polícia militar, gerando informações mais completas e precisas.
Segundo o Major-PM, Luís Nelson Disaró, as expectativas são de que o desenvolvimento das ações que foram discutidas tome efeito, para que tanto a população municipal, quanto a prefeitura e a policia militar, realizem seus trabalhos da melhor maneira possível, surtindo assim, mais segurança para a população. “O objetivo é que tenhamos realmente excelência na prestação de serviços, tanto na parte da prefeitura quanto da polícia militar”.
O diretor-presidente da Fundação, Diego Andreasi, destaca que ter a marca da Policia Militar como parceira da Inova, em um projeto que envolve o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora, é algo que reforça os objetivos enquanto Centro Tecnológico. “Esperamos que nosso ambiente possa atender as necessidades dos parceiros envolvidos nesse projeto e que esse sistema possa servir de exemplo para as demais prefeituras do Estado de São Paulo”, pontua.
Como funciona?
Com o Sistema Órion (citando um exemplo de utilização), se durante a ocorrência policial alguma demanda for identificada, o boletim é compartilhado via plataforma digital Órion com as demais redes que compõem o sistema, para que elas tenham um acesso mais rápido e possam intervir na situação com mais celeridade.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente