Policia Militar terá primeiro Núcleo de Inovação Tecnológica

Policia Militar terá primeiro Núcleo de Inovação Tecnológica na Inova Prudente
Policia Militar terá primeiro Núcleo de Inovação Tecnológica

foto: Isabela Souza

Estiveram na Inova Prudente, na manhã dessa segunda-feira (15/07), os representantes do Comando de Policiamento do Interior – Oito (CPI-8) da Polícia Militar, o Coronel da PM Adilson Luís Franco Nassaro e o chefe do Estado Maior o Tenente Coronel da PM Luiz Gustavo Toaldo Pistori para conhecer a infraestrutura e alinhar o próximo passo para implantação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na Fundação.

 O NIT será um espaço dedicado à inovação e ao apoio de tecnologia, tornando-se uma base para o desenvolvimento do Governo Digital em três pilares: Segurança, Saúde e Educação.  Neste sentido, o da segurança pública, e de acordo com o Secretário de Tecnologia Rogério Alessi, permitirá que a Inova mobilize recursos como equipamentos, mentorias, cursos, aquisição de softwares para auxiliar a PM a continuar desenvolvendo ações e ampliando o Sistema Órion.

“Talvez seja o primeiro núcleo de inovação tecnológica da polícia militar e que irá nascer dentro de uma Fundação Municipal”, explica Alessi.

O Sistema Órion começou a ser desenvolvido aqui em Prudente. Ganhou o primeiro Prêmio Municipal de Inovação no ano de 2017 e funciona com a integração com o Sistema Prefeitura e Você!

Segundo o comandante da CPI-8, o Coronel da PM Adilson Luís Franco Nassaro, a ideia é formalizar (através de um protocolo de intenções) uma parceria com a Inova da mesma maneira da que já vem sendo trabalhada com o Governo Municipal de Presidente Prudente e, assim, obter recursos para o fortalecimento da segurança pública na cidade e na região, com base no bom funcionamento do Sistema Órion.

Com foco na prevenção criminal, o Coronel comentou que: “O Sistema Órion permite o envolvimento de vários órgãos públicos e demonstrou ser uma inovação extraordinária, cuidando de problemas sociais que não necessariamente são policiais, mas que não tiveram um bom encaminhamento e podem se agravar tornando-se caso de polícia”.

 Também estiveram presentes, o 1° Tenente da PM Anderson Garrido, o soldado da PM Juscelino Fortes Trindade Junior, o  Coronel Reformado da PM  Silvio Saraiva e a professora Paulina Paulino que foram acompanhados,  além de Alessi, pelo diretor da Inova Bruno Carnelóss.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente