Pesquisadores, professores e estudantes discutiram os impactos da Inteligência Artificial unindo con
Durante os dias 13, 14 e 15 de maio, a cidade de Presidente Prudente foi palco de um evento que uniu conhecimento e diversão de forma única: o Pint of Science 2024. O festival mundial de divulgação científica recebeu cerca de 500 pessoas ao longo dos três dias de evento na Fábrica Gastrobar para bate-papos, palestras e brindes à ciência de forma leve e descontraída.
O tema da edição deste ano foi “Inteligência Artificial: decifra-me ou te devoro”, com abordagem sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) em vários contextos do cotidiano da sociedade. Além disso, cada noite foi dedicada a um tema específico, com uma mistura de palestras, debates e brindes, reunindo diversos pesquisadores e cientistas.
Durante o primeiro dia, os palestrantes convidados foram Alexandre Mainardi, CEO da Nuvem UAV, e os professores Ronaldo Correia (FCT Unesp) e Murillo Paiano, (Toledo), que discutiram sobre como a IA tem se tornado onipresente em diversos setores da sociedade. A apresentação musical contou com a banda Elephant Blue.
Na terça-feira (14/05), a temática versou sobre como a Inteligência Artificial pode ser usada para criar e disseminar conteúdo falso de maneira mais convincente, seja em contextos de produção de imagens ou em conteúdos científicos. As palestras ficaram por conta dos professores Alberto Klein (UEL), Priscila Guidini (Unoeste) Tayná Gouveia (FCT Unesp). Já o som contou com a banda Stereonatos.
E para fechar o último dia de Pint of Science, na quarta-feira (15), os professores Cássio Oishi (FCT Unesp), Carolina Rocha Betonico (Fema) e Gisele Quinallia (Unoeste), falaram sobre o impacto da IA na área da saúde e o uso dela de maneira ética e responsável. O evento foi encerrado ao som da banda VeiJão.
Pint of Science
Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival, que ocorre simultaneamente em quase 500 cidades de 20 países do mundo, busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida.
Em Presidente Prudente, o evento está sendo coordenado pela FCT Unesp, com apoio da Prefeitura de Prudente, por meio da Fundação Inova Prudente, Secretaria de Cultura e Comunidade Oeste Valley
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria de Imprensa - FCT Unesp