Olhos bem atentos e um misto de surpresa e curiosidade. Essas foram as sensações mais presentes entre os participantes da palestra ‘Impressão 3D – Possibilidades e Demonstração’, realizada pelo Governo Municipal na noite dessa sexta-feira (25/11), na Fundação Inova Prudente.
É que durante todo o tempo, além de explicar aos presentes como fez sua própria impressora 3D, o engenheiro João Gabriel, de Bauru, mostrou diferentes peças impressas na máquina, como um motor completo e funcionando, personagens de desenhos animados, um braço mecânico feito especialmente para a noite, em parceria com o professor do curso de Arduino, Adael Oliveira, de Presidente Epitácio, entre outras.
Após ver várias possibilidades ocasionadas pela impressora, o funcionário público Éder Luiz se disse surpreso. “É um material que ajudará muito quem quer desenvolver projetos, elaborar, montar e criar. Podemos materializar a ideia com o auxílio da impressora. Achei fantástico e será muito útil para tornar ideias em realidade”, expressou.
A reação foi semelhante a do operador de máquinas, Cleiton da Silva Santos. “Acredito que influenciará muito no dia a dia, até mesmo para confecção de peças para os equipamentos que utilizamos. Inclusive, quando uma peça demora a chegar, se tiver uma plataforma móvel dessa que possibilite a construção e confecção dessa peça no meio rural será de uma eficiência tremenda, principalmente quanto ao custo e tempo”, pontuou.
Além de toda interatividade com os presentes, João foi animador. É que ele tem como lema a seguinte frase que foi passada para os participantes. “Se alguém fez, eu também posso fazer, não é algo impossível. Preciso aprender, fazer igual ou muito melhor”.
“O intuito [da demonstração de sua própria impressora] foi fazer os participantes verem que é possível, que não é nada tão complicado. A pessoa tem que estudar, ninguém tem sorte, a pessoa trabalha muito em um projeto, o que o torna possível. Todas as pessoas deveriam ver qual sua paixão, pois tudo que fazemos com paixão fazemos melhor, com mais vontade”, salientou João.
Questionado sobre as possibilidades da impressora 3D, o engenheiro pontuou inúmeras: peças para o carro, capinhas personalizadas para celular, peças para equipamentos que não fabricam mais, entre outras. “É um universo muito grande, novas possibilidades”, definiu.
Para o diretor-presidente José Wilmar Ferreira Lima, que também ficou surpreso com a impressão 3D, a interação dos presentes com o palestrante e poder ver nos olhos de todos a alegria por descobrir algo novo, é algo indescritível. “É o que nos faz acreditar dia após dia que estamos no caminho certo, que a Fundação Inova Prudente é um projeto promissor do Governo Nelson Bugalho. Esperamos estar sempre à frente com as novidades inovadoras e sempre apresentá-las à população”, ponderou.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente