A noite de sexta-feira (27/04) na Fundação Inova Prudente foi de muita informação aos mais de 50 participantes da palestra ‘Startup: Minha ideia vai para onde?’, com o professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná, Cristiano Teodoro Russo.
Sobre o conteúdo passado aos presentes, ele disse que muito mais que falar para onde vai, a ideia foi apresentar um overview (visão geral) do mundo das startups abordando assuntos como investimento-anjo, composição de time, valores, ambientes de encubação e aceleração, entre outros. Além disso, ele que é coordenador da Aceleradora HotMilk, apresentou a jornada da mesma e a experiência de quatro anos de programa dentro da PUC.
Em relação ao papel da aceleradora, ele afirmou que não são todos os empreendedores que necessitam dela. Entretanto, garantiu que a intenção é fazer conexões e impulsionar o trabalho com mentoria e palestras. “A ideia é fazer com que achem o próprio caminho. Nesse meio tempo, colaboramos para que moldem o projeto e o torne mais robusto. É uma jornada do empreendedor, nem sempre ele vai querer estar em uma incubadora e aceleradora”.
Questionado ainda sobre como Prudente e Londrina podem aproximar o ecossistema, Cristiano pontuou que embora o foco seja a tecnologia, o aperto de mão e o olho no olho contam muitos pontos. “Não existe cada um no seu quadrado, hoje é conexão. Ou seja, pessoas de Prudente participando de eventos em Londrina e vice-versa, assim começam a construir projetos juntos. É o conhecer, ver o que cada um pode potencializar dentro da expertise do outro, o que falta em um lugar que você complementa, e assim segue para realizar projetos maiores”.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente