foto: Juliane Rígolo
Desde o começo da indústria 4.0 é preciso inovação no varejo em relação ao cliente e a empresa. Ela não se limita apenas à utilização de novas tecnologias, mas sim em acompanhar e antecipar as novas tendências.
Para esclarecer como o varejista deve se comportar diante dessas mudanças foi realizado na Inova Prudente, nesta terça-feira (22/10), duas palestras dentro do tema “Inovando o Varejo”. A primeira, ‘A nova jornada de compras do Consumidor’, ministrada por Cacau Vernilo e ‘Qual é o perfil de vendedores preparados para atender o novo Consumidor?’ por Tatiana Matheaço, com objetivo de trazer para os varejistas as mudanças que vem ocorrendo e maneiras de fomentar as experiências verdadeiras e personalizadas ao novo perfil dos consumidores.
Durante o encontro foi traçado o perfil do novo consumidor. Eles explicaram que esse consumidor não vai à loja em busca do produto, ele já pesquisou, olhou na internet, já pesquisou os concorrentes e comparou o preço, então ele já vai sabendo o que quer.
Cacau explica também que hoje em dia os vendedores não podem ser amadores e precisam mais do que decorar as funcionalidades de um produto. “Ele tem que estar engajado com o consumidor, e entender a necessidade do consumidor, entender por que está buscando aquela marca, o produto, para que ele possa realmente encantar o cliente e fazer com que ele tenha uma boa experiência de compra”. Ele ainda ressalta que os consumidores querem um atendimento igual tanto na loja física quanto na virtual.
Por fim, foi ressaltado sobre a experiência do cliente, onde deve ser positiva, significativa e memorável.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente