A Fundação Inova Prudente deu início nesta segunda-feira (10/12) as oficinas de férias de: Ciências, Realidade Virtual, Informática e Robótica, voltada para crianças de 5 a 11 anos de escola pública e privada.
O diretor-presidente Bruno José Garcia Carnelóss diz que o intuito é desenvolver outras habilidades além dos temas de forma lúdica e prática, “por exemplo, a criança está fazendo alguma atividade na oficina química e acaba aprendendo também sobre organização, matemática e até mesmo a trabalhar em grupo”.
Neste primeiro dia, as crianças foram inseridas nas historias da literatura infantil por meio da realidade virtual, montaram peças usando o lego e fizeram experiências químicas como: A violeta que muda de cor e o Isopor que vira plástico, entre outros.
Para a biomédica Andrea Costa Donda, mãe do Miguel Donda Reschini de 7 anos diz que foi a primeira vez que o filho teve contato com as áreas de química, robótica e realidade virtual e aumentada.
Ela vê as oficinas como uma oportunidade de aprendizado e quem sabe no futuro ele se interesse por alguma dessas áreas. “Para ele isso é excelente, é muita informação, pois as crianças estão na época de aprender, quanto mais elas aprendem, mais elas se desenvolvem”.
Assim como para a médica Gisele da Silva Bicas que é mãe do Murilo da Silva Bicas e para a professora Sonia Mendes mãe da Manuela Mendes, ambos com 8 anos, falam que é uma oportunidade de conhecimento e desenvolvimento para os filhos.
Murilo e Miguel que estiveram na oficina de Realidade Virtual e Aumentada, disseram que a experiência de terem participado foi muito legal. Já Manuela, conta que sua favorita foi a de química, por ter descoberto as reações que mudam de cor e visualizou no microscópio as células da própria bochecha.
As atividades terminam no dia 21 de dezembro e acontecem em dois períodos de manhã(10h às 12h) e à tarde(13 às 15h), no qual todas as crianças são devidamente monitoradas por professores e estagiários.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente