Oficina de Ciências I do Inova Kids aguça curiosidade das crianças

Por alguns minutos a euforia comumente vista em uma criança fica contida e o silêncio toma conta da sala de aula. Os olhos, enquanto realizam a experiência, quase nem piscam e a curiosidade fica...
Oficina de Ciências I do Inova Kids aguça curiosidade das crianças

Por alguns minutos a euforia comumente vista em uma criança fica contida e o silêncio toma conta da sala de aula. Os olhos, enquanto realizam a experiência, quase nem piscam e a curiosidade fica mais aguçada que nunca. Assim é o clima durante a Oficina de Ciências I do Inova Kids que atende os alunos entre sete e nove anos do Programa de Educação Integral Cidadescola.

A professora do Cidadescola responsável por esta oficina, Fátima Rizzo, conta que muitos dos alunos dizem nem saber da existência da disciplina ou da graduação em Química. Dessa forma, ela afirma que a intenção, além de ensinar as experiências às crianças, é despertar o interesse nelas pela ciência e fazer com que futuramente, caso gostem, procurem pela área.

“Todos já entram entusiasmados e empolgados no laboratório. Alguns falam ‘nossa, um laboratório de verdade’, enquanto outros dizem já ter visto na internet. Estamos fazendo com que tenham conhecimento e que saibam que é real, que esse universo existe”, pontua.

Sobre o silêncio quase nunca visto em sala de aula, Fátima diz que é algo incrível, que é resultado do interesse das crianças pelo conhecimento, a vontade em aprender e ver o que vai acontecer. “Alguns perguntam se a experiência vai explodir ou se vamos colocar fogo. Outros sonham que vão chegar aqui e fazer uma poção mágica, é um misto de curiosidades. O que está surpreendendo é o interesse, atenção, empolgação e entusiasmo no laboratório de química”, conclui.

Além da oficina de Ciências I, as crianças têm ainda Ciências II, Robótica I e II, Informática, Culinária, Realidade Virtual e Criatividade – Fab Lab. As atividades são realizadas pelo Governo Municipal por meio da parceria entre a Fundação Inova Prudente e as secretarias de Educação (Seduc) e Tecnologia da Informação (Setec). Semanalmente serão 2 mil atendimentos às crianças do Cidadescola.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente