Meu funcionário empreendedor. Este foi o tema do minicurso da manhã desta sexta-feira (19/10) da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, na Inova Prudente. Afinal, ter um funcionário empreendedor oferece riscos de o empregador perder o colaborador? Adiante Mitidiero, facilitadora da iniciativa, garante que não.
Segundo ela, a ideia é trabalhar as atitudes empreendedoras, que dentro da empresa são chamadas de intraempreendedoras, que vão desde uma boa comunicação até a resolução de conflitos, inteligência emocional, entre outras atitudes. “Iniciamos o minicurso com a pergunta ‘o que é ter visão de dono?’, pois os donos de negócios querem profissionais que tenham visão de dono”, explica.
“A ideia é trabalhar as atitudes necessárias dentro do negócio para ter uma equipe mais funcional, com visão sistémica, que saiba trabalhar junto, que inove e que entenda e tenha mais empatia com o cliente. Óbvio que trabalhando essas atitudes, se o colaborador entender e julgar que pode criar um negócio, por que não? Os empregadores não devem ter medo disso, porque um funcionário que cria um negócio também é interessante, pois ele pode ser um futuro cliente ou fornecedor, as parcerias existirão”, acrescenta.
Para Adiane, o minicurso, que integra o serviço Empresa [+] do seu projeto Mulher [+], tem tudo a ver com que está acontecendo atualmente no mundo, uma vez que tudo é muito rápido e é necessário que as empresas tenham funcionários que estejam aptos a lidarem com as mudanças econômicas, tecnológicas e na indústria 4.0. “Só conseguimos fazer isso com as competências e atitudes apropriadas”.
A gerente de Recursos Humanos da Small, Janaína Vicari Peroto, que trouxe 30 colaboradores da empresa para participar do minicurso, afirma que um pedido comumente ouvido é que os funcionários tenham a visão do negócio, o intraempreendedorismo, que é trazer soluções, ideia ou até mesmo atitudes.
Janaína explica que muitas vezes as pessoas só apresentam os problemas, sem uma possível solução. “Pode ser que não seja a correta, mas pelo menos já foi analisada para direcionar um caminho. No dia a dia, quem está na operação tem mais domínio que quem está no topo da pirâmide, e mesmo assim tem medo. Quando você fomenta isso por meio de um treinamento, essa percepção e iniciativa, as pessoas conseguem ter essa atitude com mais facilidade, para levar essas soluções”, pontua.
Por fim, Janaína salienta que o simples fato de os colaboradores participarem juntos de um workshop, faz com que eles se conheçam melhor e até mesmo melhorem a comunicação dentro da empresa. “Espero que essa relação de proximidade, interação, engajamento, de poder realmente apresentar uma ideia e se comunicar com mais facilidade seja um grande avanço dentro da empresa”, conclui.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente