foto: Isabela Souza
A robótica vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano de pessoas e empresas e consequentemente, uma das principais áreas de interesses na atualidade. No último sábado (05/10), ‘Liga de Robótica e Inovação (LRI)’, realizada pela Inova Prudente em parceria com a Toledo Prudente Centro Universitário e a Coordenadoria da Juventude, chegou ao seu terceiro encontro.
Voltada para os adolescentes, as atividades são dividida em duas partes: teoria e prática. No primeiro momento, o foco desta aula especificamente, era a lógica de programação. O coordenador da LRI, João Vitor Ferrer, ressalta que, “pra aprender programação eles precisam do entendimento do que é a lógica e como a máquina funciona”.
Em seguida, conheceram o programa NXT 2.0 para utilizar o sistema de linguagem NXTG para programar. Ferrer explica que: “essa é uma linguagem que ele é educacional, então ela é usada exatamente para esses meios”.
No final, os estudantes participaram de um desafio, ou seja, a experiência de realizar testes com os robôs, para entenderem como a programação se alinha e de que forma o robô usa para fazer as tarefas que necessita.
A LRI tem como objetivo desenvolver novas habilidades ao trabalhar os conceitos teóricos e mecânicos da robótica e da programação, usando o material LEGO Mindstorms NXT. As aulas ocorrem aos sábados, sendo que para a primeira turma é das 8h às 10h, e para a segunda das 10h30 às 12h30, no laboratório da Toledo.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente