Foi dada a largada para a primeira ‘Liga de Robótica e Inovação (LRI)’ realizada pela Inova Prudente em parceria com a Toledo Prudente e a Coordenadoria da Juventude. Voltada para os adolescentes, o inicio das atividades ocorreu neste sábado (21/09), para as duas turmas: uma das 8h às 10h e a segunda das 10h30 às 12h30.
A LRI tem como objetivo desenvolver novas habilidades ao trabalhar os conceitos teóricos e mecânicos da robótica e programação, com a utilização do material LEGO Mindstorms NXT, um dos recursos mais conhecidos e utilizados do planeta. Ligada à tecnologia, a robótica vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano de pessoas e empresas, daí o interesse dessa faixa etária de 14 a 17 anos em ter o contato com essa área.
Para o coordenador da LRI, João Vitor Ferrer, o mais importante da participação dos alunos no curso é que eles possam ter contato prático com os equipamentos, aprendendo os conceitos de engenharia, robótica e também conhecendo um pouco de programação. “O que a gente espera no decorrer das próximas aulas é que através das práticas fique mais claro o que é a robótica e como podem utilizá-la”, falou.
Já Mario Andreta, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, ressaltou a importância para todos os envolvidos. "Para os alunos do ensino médio é uma oportunidade ímpar para aprender robótica e tecnologia, que são assuntos importantíssimos e que estimulam a criatividade, a inovação e outros fatores para a preparação de um profissional diferenciado para o mercado. Já para os nossos alunos é a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos que já possuem e que foram obtidos em sala de aula", finalizou.
Os próximos encontros ocorrem até dia 26 de outubro será no espaço TIE -Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Toledo Prudente, com uma ampla programação que une a teoria com atividades práticas.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente